Veja como fugir das roubadas e aproveite o Rio de Janeiro com segurança!

Está de malas prontas para o Rio de Janeiro, mas com um pouco de receio sobre como aproveitar a cidade maravilhosa da melhor forma possível e com segurança? Nós preparamos uma lista com dicas importantes e bem legais para tornar seu passeio pelo Rio especial e inesquecível, no sentido mais positivo possível.

 

  1. Cuidado com seus pertences

Uma questão de segurança e que pode te livrar de muitas roubadas é ter cuidado com os pertences. Não ande com o celular ou câmeras fotográficas nas mãos. Isso atrai muitos pickpockets (trombadinhas), que ficam nas regiões mais turísticas do Rio furtando pertences de valor. Uma dica válida é usar as chamadas doleiras, que ficam escondidas debaixo da roupa e não chama a atenção.

 

Evite também usar relógios, brincos, correntes, pulseiras e outros acessórios de valor, que possam ser chamativos. Prefira roupas leves, de acordo com a estação do ano, e confortáveis. Você terá uma melhor experiência e curtirá as maravilhas do RJ com muito mais segurança.

 

  1. Atenção da hora de pegar um taxi

Não é novidade que alguns taxistas cobram valores mais altos dos turistas, no Rio de Janeiro. A dica, para evitar pagar tão caro, é pedir indicação de profissionais aos amigos ou solicitar que o taxista cobre o valor do taxímetro. Fuja dos valores fechados, que muitas vezes, são até 4 vezes mais alto do valor normal.

 

Alguns motoristas também fazem caminhos mais longos ou vão por vias com mais trânsito para aumentar o valor da corrida, mesmo pelo taxímetro. A dica é verificar o melhor caminho antes, usando os aplicativos de navegação do celular. Outra sugestão é usar os motoristas por aplicativos, que garante não apenas o valor justo, como também o melhor trajeto.

 

  1. Não exagere na comilança

Claro que quem está no Rio de Janeiro também vai aproveitar para fazer o turismo gastronômico, mas cuidado para não exagerar e acabar passando mal durante toda a viagem. Algumas comidas, como a tradicional feijoada, podem ter temperos fortes e que você não está acostumado. Coma com moderação.

 

O mesmo podemos dizer das bebidas alcóolicas, como a nossa famosa caipirinha. Cuidado com exageros para não sofrer com ressaca no dia seguinte. E nem precisamos falar que se for beber não dirija, não é mesmo?!

 

  1. Vá à praia durante a semana

Não tem como ir ao Rio de Janeiro e não ir à praia, afinal as beleza naturais do Rio são os pontos mais atrativos para os turistas. No entanto, evite ir aos finais de semana, quando as praias estão muito mais lotadas. Se você for passar uma semana toda no RJ, opte por curtir as praias durante os dias de semana, que estarão mais vazias e você terá uma melhor experiência.

 

Caso você vá passar apenas um final de semana, a dica é procurar por praias menores e menos badalas, além de chegar bem cedinho e curtir a manhã. Praias como a Praia de Grumari, Prainha e Praia do Secreto, são ótimas para aproveitar bem cedo, nas primeiras horas do dia.

 

  1. Use protetor solar e óculos escuros

Já que falamos em praia, vamos falar também em proteção solar. Seja qual for o passeio que você vá fazer, uma volta pelo centro histórico, uma trilha ou um dia de sol na praia, passe protetor solar. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais quentes do nosso país e com forte incidência de raios solares, então evite insolações, queimaduras e outros problemas que podem acabar com o seu passeio.

 

Proteja também seu olhos usando óculos escuros. Além de proteger contra os raios UV, os óculos de sol também vão te ajudar a apreciar melhor as paisagens da cidade maravilhosa.

 

  1. Informe-se a respeito dos passeios antes de ir

Essa é uma dica preciosa para curtir ao máximo sua viagem, pesquise e informe-se bem sobre cada passeio antes de ir! Para subir ao corcovado e conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, por exemplo, existem algumas pessoas que oferecem transportes mais baratos, até parte da subida. Mas o barato pode sair caro, já que o transporte não é oficial e vai te deixar no meio do caminho, onde você terá que pagar por outro transporte.

 

O ideal é contar com os meios oficiais, que você irá encontrar no site do corcovado. Tem a opção de trem e vans, que você deve comprar antecipadamente e que irá garantir uma experiência incrível. Cuidado com os golpistas em todos os lugares que você for visitar e, para não cair no conto do vigário, a melhor coisa é buscar informações antes de ir.

 

  1. Fique longe as áreas de risco

Os passeios e turismo pelas comunidades do Rio de Janeiro, atualmente, não são recomendados por questão de segurança. A cidade maravilhosa vive tempos difíceis em relação à segurança e, diariamente, vemos casos de embates entre policiais e bandidos. Então, informe-se sobre as áreas de risco e evite visita-las. Deixe para conhecer as favelas do Rio em uma próxima oportunidade, quando o passeio for considerado seguro novamente.

 

Quando for sair à noite, cuidado com seus pertences e nunca vá sozinho. O ideal é estar sempre acompanhado e não andar de madrugada pelas ruas, mesmo no boêmio bairro da Lapa, que é bem badalado a noite. A dica é, novamente, não andar com objetos de valor à mostra.

 

  1. Dica extra: aproveite e faça um voo panorâmico no Rio!

Quer saber um passeio bom, seguro e no qual você irá conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma vista única? Então você precisa fazer um voo de helicóptero panorâmico no Rio. Com o Comandante Nobre é possível escolher entre passeios de 30, 45 e 60 minutos, onde serão sobrevoados os mais famosos pontos turísticos, além das mais belas paisagens naturais do Rio.

 

Tudo isso com segurança total aos passageiros e com valores acessíveis e formas simples de pagamento. Confira mais detalhes e informações no nosso site ou ligue para a gente, esclareça as suas dúvidas e agende seu passeio. É imperdível!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp