Passeios em família costumam criar momentos inesquecíveis para todas as idades. O lazer em família é recomendado por psicólogos, médicos, psicopedagogos, até religiosos indicam para se manter o bom relacionamento entre todos. Além, que sempre é mais divertido quando pais e filhos – e porque não tios, primos e avós – ficam juntos em atividades prazerosas, que se transformarão em histórias incríveis.

O Brasil, é um país naturalmente cheio de atrações e lugares prontos para conhecer. São praças, parques, praias, museus e pontos turísticos interessantes para todas as idades.

Um lugar maravilhoso, em todos os sentidos, é o Rio de Janeiro. A cidade foi criada por Deus e estruturada pelo homem exatamente para permitir esses passeios e criar esses momentos. Vamos listar alguns passeios memoráveis para se fazer com toda a família, até mesmo com os bebês:

 

Praias para bebês e crianças

Ir ao Rio e não conhecer, ao menos, uma praia é imperdoável. No entanto, quem tem filhos pequenos sabe como é muito bom encontrar lugares bem estruturados, com espaço para acolher e segurança.

Para esses casos, a cidade tem algumas praias, que além de terem toda a estrutura, o mar é calmo e o acesso facilitado:

– Praia do Leblon

Exatamente o que você e seus filhos precisam para passar um dia tranquilo em família. O mar parece uma piscina, com águas calmas e com um verde cristalino. A praia ainda conta com chuveiros e trocadores. Para completar, a dica é ir até o quiosque Baixo Bebê Leblon, onde os pequenos encontram brinquedos seguros para se divertir.

– Praia Vermelha

Outra praia calminha para curtir com os pequeninos. Aos pés do Pão de Açúcar, a Praia Vermelha é indicada para quem procura um lugar seguro para deixar os bebês se divertirem e os pais podem curtir todos os momentos.

 

Parques para toda a família

Jardim Botânico

Rodeado pela bela natureza, com árvores históricas e espaços aconchegantes, o Jardim Botânico é perfeito para um passeio em família. É perfeito para todas as idades.

Ideal para passear com os pequeninos, correr com os maiorzinhos e caminhar calmamente com os mais velhos. Também existem espaços para piqueniques e cenários deslumbrantes para tirar aquelas fotos dignas de muitos likes.

 

Parque Lage

Outro parque lindo para visitar com a família. Bem aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage já foi moradia de uma influente família durante a república do café, a família Lage.

Com paisagens que inspiram, o lugar é indicado para levar tanto crianças, quanto idosos. Lá tem grandes jardins, um aquário em forma de caverna e caminhos para um passeio inesquecível em família.

 

Parque Municipal da Catacumba

Se os seus filhos são um pouco maiores, um parque indicado é o Parque Natural da Catacumba. Com muitas árvores, flores e plantas, o ponto que atrai a garotada e alguns pais mais aventureiros, são as atividades de lazer como arvorismo, rapel, tirolesa e muro de escalada. O passeio é pago, é preciso se informar sobre valores, mas toda a família vai voltar para casa contando histórias.

 

Parque Nacional da Tijuca

Ar livre, prática de esportes, cachoeiras, brinquedos para crianças e churrasqueira fazem do Parque Nacional da Tijuca o parque para estar com sua família no Rio de Janeiro.

Se quiser programar um fim de semana, por exemplo, são oferecidos passeios para o Lago das Fadas, passando pela ponte dos suspiros e a cascatinha Taunay.

 

Museus

O Rio de Janeiro possui muitos museus, todos com suas características peculiares e com muita história para contar. Entre todos, vamos destacar dois, que provavelmente todos da família irão adorar, mas vale a pena pesquisar e programar um passeio sobre o outros.

Museu do Amanhã

Como diz no site do museu, o Museu do Amanhã é um “museu de ciências diferente”, que convida seus visitantes a construir o “amanhã que queremos”.

São diversas exposições, explorando o desafio da humanidade para próximas décadas. Mais do que perfeito para ir com as pessoas que mais se ama e de quem mais se pretende que tenha um futuro melhor.

Todos irão adorar, sem dúvida.

 

Museu Aeroespacial

Se a sua família adora aviões, esse é o museu ideal para um passeio. Com réplicas de aeronaves históricas, incluindo um exemplar do famoso “14 Bis”, de Santos Dumont, entre exposições de armas e outros assuntos referentes à aeronáutica brasileira

 

Cristo Redentor

O ponto turístico mais visitado no Rio de Janeiro. Programe para ir com a família em uma das estátuas mais famosas do mundo e passe um dia sensacional, com muitas fotos maravilhosas para mostrar aos outros familiares e amigos. Sem falar, que juntos vocês podem observar todas as paisagens lá de cima.

Existem muitas formas de chegar até lá. Pesquise empresas que oferecem vans ou pacotes turísticos e bom passeio.

Ah, só para reforçar, fique atento aos pequenos. Já que muitas pessoas costumam visitar o lugar, é arriscado tirá-los de vista, ainda mais que o morro fica a quase 710 metros acima do nível do mar.

 

Pão de Açúcar

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer em família é o Pão de Açúcar. O passeio no bondinho é todo estruturado, indicado para crianças e com acessibilidade, caso alguém da sua família precise.

Com certeza, um passeio inesquecível. Claro que como em todo passeio com crianças, toda a atenção ainda não é o suficiente, por isso, redobre o cuidado.

 

Voo Panorâmico de Helicóptero

Um dos passeios mais emocionantes, incríveis e, indiscutivelmente, inesquecíveis do Rio de Janeiro, é sobrevoar as praias, paisagens e pontos turísticos e poder olhar tudo dentro de um helicóptero, de uma visão totalmente inexplicável, só quem já fez pode tentar contar como é.

O passeio tem duração de 30, 45 e 60 minutos, dependendo da escolha do cliente e cada voo passa por vários lugares da cidade, incluindo os mais conhecidos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana e Ipanema.

O que é ótimo é que todas as idades podem fazer o passeio. Crianças até 2 anos não pagam e viajam no colo dos pais. De 2 a 13 anos, têm desconto de 50% e é preciso ter uma cadeira especial.

Caso sua família seja um pouco maior, existem aeronaves com capacidade de até 6 passageiros.

 

Programe seu passeio em família, passe momentos felizes, registre as mais belas imagens e guarde as mais maravilhosas histórias.