Rio de Janeiro é sinônimo de verão. A temperatura chega a passar dos 40°C e as praias ficam lotadas de moradores e turistas em busca de um espaço para se refrescar e aproveitar o que a cidade tem de mais atrativo.

E não é para menos, afinal o litoral carioca é um dos mais lindos do Brasil e cada praia tem sua característica peculiar voltada para estilos diferentes, variando entre sossego e badalação, emoção e tranquilidade, a lista é bem grande.

No entanto, a cidade não é feita só de mar e areia. Existem muitos outros pontos turísticos para se visitar, passeios incríveis para se fazer e aproveitar bastante o clima convidativo. Quer algumas sugestões? Então continue lendo.

Pontos mais procurados

Os principais pontos turísticos que fazem os sites de busca ferverem no verão e deixam a cidade bastante movimentada, são:

– a receptiva e enorme estátua do Cristo Redentor, com os quase 40 metros de altura em cima do Morro do Corcovado;

– O bondinho do Pão de Açúcar, associado à vista do Morro da Urca;

– A Escadaria Selarón, com todo o colorido dos azulejos que enfeitam o Bairro de Santa Teresa;

– Os Arcos da Lapa, que fazem parte da história carioca e são cartão-postal e cenário de novelas;

– O Jardim Botânico, com a vegetação e história que fizeram um dos parques mais visitados;

– O Parque Laje, com sua arquitetura colonial e toda a paisagem natural, que proporciona um passeio agradável;

– A Lagoa Rodrigo de Freitas, com o espaço para caminhar, correr, pedalar, relaxar e aproveitar;

– Os Estádios do Maracanã e Engenhão, grandes em tamanho e emoção;

– O Sambódromo, que durante os primeiros meses do ano se prepara para ser o palco de um dos maiores espetáculos, o Carnaval.

– Pôr-do-sol na Praia do Arpoador, um dos pontos de encontro mais incríveis para se ver e aplaudir a maravilha criada por Deus.

Trilhas

Assim como as praias, as trilhas também são destaque no verão. Exploradores, aventureiros e amantes da natureza entram pela mata carioca e descobrem lugares incríveis. Entre as mais procuradas estão:

– Trilha das Cachoeiras do Horto – no calor, andar por um trecho com belas e refrescantes cachoeiras é excelente. A trilha passa pelas Cachoeiras da Gruta, dos Primatas, do Quebra, do Jequitibá e do Chuveiro.

– Trilha da Pedra da Gávea – uma das mais procuradas e a mais desafiadora, com o trecho da Carrasqueira, mas também com a recompensa de uma vista maravilhosa lá de cima.

– Trilha da Pedra Bonita – essa é bem mais tranquila, porém não difere na beleza da vista.

– Trilha Pedra do Telégrafo – a procura por essa trilha se dá, especialmente, pela pedra, que possibilita as fotos que dão a falsa impressão de se estar pendurado em um precipício.

Voo panorâmico de helicóptero

Fazer o passeio de helicóptero é uma ótima opção no verão, especialmente porque é muito mais confortável ver os pontos turísticos e as paisagens naturais lá de cima, sem precisar ficar em filas e no meio de muita gente, com todo o calor.

Outra vantagem, é que se permite viajar de portas abertas, sentindo o vento refrescante, enquanto se observa as maravilhas da cidade, com todo o atendimento exclusivo e de primeira da equipe do Comandante Nobre, que informa sobre os lugares sobrevoados.

Os passeios são divididos em períodos de 30, 45 e 60 minutos e o helicóptero sobrevoa o Cristo Redentor, dos Morros do Pão de Açúcar e da Gávea, pontos marcantes e por várias praias, que ficam com as cores até mais vibrantes quando vistas dessa forma.

Não esqueça de levar o celular com a bateria carregada e com muito espaço para registrar muitas imagens e, se quiser, alguns vídeos. Para viajar com as portas abertas, é preciso colocar sapatos firmes nos pés e não deixar pertences soltos.

Parques ecológicos

Também são muitos e propiciam um passeio refrescante no verão, visto que as árvores garantem proteção contra o calor. Cada parque tem sua característica, no entanto todos permitem fazer piqueniques, observar a natureza e ter momentos de tranquilidade, relaxando e sentindo aquela brisa.

Para citar alguns, o Jardim Botânico, Parque Lage, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Penhasco Dois Irmãos, Quinta da Boa Vista, Parque Nacional da Tijuca, Parque da Cidade, Aterro do Flamengo.

Aproveitar a noite carioca

A cidade tem muitos bares e quiosques, com bebidas refrescantes, música e muita diversão para curtir a noite quente do verão carioca.

Também tem restaurantes, casas de show e espaços para dançar até não aguentar mais. No verão, o Rio de Janeiro fica ainda mais feliz.