Citar os passeios mais emocionantes no Rio de Janeiro chega a ser uma tarefa, de certa maneira difícil, uma vez que só de olhar lá de cima do avião já faz o coração bater mais forte e as pupilas aumentarem.

As montanhas encobertas por uma vegetação abundante e as areias brancas das praias, banhadas por águas azul esverdeadas, que se misturam ao céu de um azul inexplicável, criam um misto de emoções.

Se só de olhar já dá aquela água na boca, imagine poder aproveitar toda essa beleza estonteante fazendo os diversos passeios oferecidos para os mais diversos estilos e gostos? Claro que é preciso dar uma pesquisa para encontrar o que mais tem a ver com o seu estilo.

Continue lendo, que vamos dar uma ajudinha e indicar alguns passeios, que são de cair o queixo e todos as outras expressões clichês para o que é emocionante.

Trilha Pedra da Gávea

Existem muitas trilhas no Rio do Janeiro, que levam a lugares incríveis, uma delas é a trilha da Pedra da Gávea. Esse passeio é direcionado a quem ama fazer caminhadas e tem condicionamento físico para aguentar as quase 4 horas de uma trilha considerada de alta dificuldade, mas que compensa muito em todo o trajeto.

A natureza abraça os aventureiros e no meio do caminho está a Garganta do Céu, uma fenda na rocha de onde é possível se ter a vista fantástica do sul carioca.

Lá de cima, no topo, a vista é ainda mais recompensadora, com a Barra da Tijuca, a Floresta da Tijuca, o Pão de Açúcar, Corcovado e as praias, que faltam palavras para expressar a beleza. Algumas empresas especializadas nesse tipo de passeio, ainda oferecem mais uma aventura na hora da descida, o rapel na Carrasqueira.

Entra as várias recomendações de segurança e preparo, merece um certo destaque lembrar de levar água, pois não existem muitas opções no caminho, ir com roupa e sapatos confortáveis e respeitar os limites do corpo.

Voo de Asa Delta

Outro passeio para dar aquele frio na barriga de quem prefere uma aventura é o voo de Asa Delta. O passeio acontece principalmente na rampa de voo livre da Pedra Bonita, a 520 m de altitude, mas também existem outras em Niterói, Paracambi, Miguel Pereira, Maricá e outros lugares do Rio de Janeiro.

Durante o voo são avistadas várias paisagens conhecidas da cidade, como o Morro dos Irmãos, praias diversas e toda a natureza espetacular que convida a se aventurar. O pouso mais conhecido fica na praia do Pepino, em São Conrado.

Voo panorâmico de helicóptero

Quer ver os lugares mais incríveis da cidade, de um ângulo mais do que especial, em um passeio emocionante, mas aventura não combina muito com seu jeito de ser?

A sugestão mais acertada para esse estilo é sobrevoar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, a praias maravilhosas, todos os cartões postais e as belas paisagens que fazem parte deles, dentro de um helicóptero.

Além de ser um dos mais inesquecíveis passeios pela cidade, a melhor parte é conseguir ver muitos lugares, em menos tempo. Os passeios têm duração de 30, 45 e 60 minutos, podendo tirar ótimas fotos com o celular.

Se o passeio for junto de alguém especial ou a ocasião pedir, existe o passeio exclusivo para Datas Especiais, com direito a uma garrafa de espumante, buquê de flores e um fotógrafo profissional. Com certeza um turbilhão de emoções vão surgir durante todo o passeio.

Circuito das Cachoeiras Secretas

Um conjunto de cachoeiras escondidas entre a vegetação do Parque Nacional da Tijuca formam um dos passeios mais lindos oferecidos para quem ama estar em contato com a natureza.

A Cachoeira do Jequitibá é a primeira da lista, tendo também a Cachoeira do Chuveiro ou Cachoeira do Box, com 5 metros de queda, a Cachoeira da Quebra, a Cachoeira da Imperatriz, a Cachoeira da Gruta.

Cada canto esconde uma emoção diferente, seja por alguns desafios para chegar até as cachoeiras, que aumentam a adrenalina ou pelo prazer de encontrar lugares que proporcionam relaxamento.

Estádio do Maracanã

Quem ainda não se emocionou assistindo a uma partida de futebol decisiva ou gritou pelo Foo Figthers, Pearl Jam, Rolling Stones, Coldplay, Roger Waters e por artistas brasileiras como Ivete Sangalo, não entende a emoção de estar no maior estádio do Brasil, o Estádio Jornalista Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã.

Se não houver nenhum espetáculo em vista, o local promove passeios de 40 minutos aos bastidores, podendo chegar perto do gramado e ver de perto onde já pisaram várias estrelas do futebol brasileiro e mundial.

Planasurf

Uma novidade no Rio é o Planasurf, um mergulho nas águas do Arquipélago das Cagarras, a 5 km da praia de Ipanema, um verdadeiro paraíso tropical. Durante o subaquático passeio, o turista se torna o piloto de uma espécie de prancha em forma de arraia, podendo ver as muitas espécies sob o mar. Também existe a escolha de surfar por cima com mais 4 outras pessoas, uma modalidade fácil e divertida a partir dos 7 anos de idade.

Claro que só citamos alguns passeios que fazem as emoções aflorarem. O Rio tem muito mais para explorar, são várias trilhas, arvorismo, surf, rapel, mountain bike, parapente, a lista é longa para quem ama viver sempre uma aventura.