Temperaturas mais amenas, parques florescendo, poucas chuvas, eventos interessantes. Assim fica o Rio de Janeiro durante o mês de setembro.

Pode-se dizer que é um mês de transição entre o fim do inverno, passando pela primavera e a prévia das altas temperaturas, fator característico do Rio Verão 40° C. Segundo a previsão de meteorologistas, o dia mais quente não deve ultrapassar os 33°C, o que para os cariocas é bastante tranquilo.

Se a sua programação de férias tem a ver com o Rio de Janeiro em setembro, fique sabendo que é o período mais indicado por usuários do TripAdvisor, maior site de turismo, exatamente por ser mais tranquilo para realizar os passeios, exatamente porque os ventos são mais fortes e frescos, tornando os pontos turísticos muito mais atraentes.

Então, continue lendo e saiba quais são os passeios mais interessantes para se fazer e conheça alguns eventos que acontecem durante a estação.

Passeios no Rio de Janeiro em Setembro

Rio de Janeiro

Passeio de Helicóptero

Esse é aquele passeio indicado para se fazer no primeiro dia, pela manhã, depois da hora do almoço, como parte principal, ou antes de se despedir, ao anoitecer.

Isso, porque sobrevoar a cidade dentro de um helicóptero permite ter uma visão exclusiva de todos os pontos turísticos mais conhecidos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Pedra da Gávea, como as mais lindas e famosas praias como Copacabana, Ipanema e Urca.

Escolhendo o passeio como o topo da lista, é possível aproveitar o frescor da manhã e ver um céu maravilhoso, observando melhor cada ponto lá de cima, podendo selecionar melhor quais serão os próximos passos.

Caso voar seja o auge da sua viagem, as praias ficam ainda mais claras e lindas sob a luz do sol e a movimentação das pessoas dão um colorido à paisagem, que é uma das particularidades do Rio de Janeiro.

Durante o entardecer, o espetáculo fica por conta do incrível pôr-do-sol, que visto de dentro da aeronave é, usando uma expressão bem conhecida, de encher os olhos.

São passeios com duração de 30, 45 e 60 minutos, com preços a partir de R$ 595 por pessoa, que sobrevoam diversos lugares da cidade maravilhosa. Além da vista, o passeio conta com o atendimento exclusivo da equipe do Comandante Nobre, que fala um pouco sobre cada lugar.

E se o motivo de visitar o Rio for especial, como um pedido de casamento, opte pelo Passeio para Datas Especiais, com direito a buquê de flores, garrafa de espumante, fotos profissionais e tudo registrado em câmera GoPro, instalada no interior do helicóptero.

 

Praias 

Areias brancas e uma água de azul esverdeado que confunde com o céu, as praias são um dos maiores atrativos de turistas em todo o Brasil e do mundo. A temperatura das águas oscila entre 21° C e 27° C. Durante setembro, costuma ser fria, mas compensa com o tempo esquentando.

Com uma extensão de poucos mais de 72 km, a lista de praias para se visitar é bem maior do que o tempo para fazer isso. Então, segue abaixo as 10 mais indicadas por sites de viagens:

– Ipanema

– Grumari

– Prainha

– Copacabana

– Arpoador

– Leblon

– Vermelha

– Urca

– São Conrado

– Barra da Tijuca.

Cada uma tem sua particularidade, umas são mais badaladas, outras mais paradisíacas ou mais tranquilas. Escolha a que mais combina com o seu estilo.

 

Eventos

No mês de setembro, em 2019, acontecem alguns eventos na cidade, é o caso do Rock in Rio, maior festival de música do planeta, que traz grandes músicos nacionais e internacionais como a banda Foo Fighters, Bon Jovi, Cardi B, Detonautas, CPM22, Ivete Sangalo e muito mais. O Festival acontece do dia 27 de setembro a 6 de outubro.

A CASACOR abre suas portas até 29 de setembro no Edifício Touring, na Praça Mauá, Centro do Rio. A mostra traz 45 ambientes projetados por profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo celebrando o jeito carioca de morar.

Além desses, ainda estão programados Congressos, como a Expo Franchising, a Rio Info e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, para citar somente alguns. A lista preenche todos os dias do mês. Programe sua viagem antecipada e aproveite os outros lugares da cidade.

 

Corridas

Para quem gosta de esportes, o Rio de Janeiro em setembro também está repleto de Corridas, Circuitos e Maratonas, tanto por terra, quanto por mar. Com provas distribuídas por vários dias do mês, o destaque vai para o Circuito das Estações, o maior circuito de corrida de rua da América Latina, que acontece no dia 29.

Para os nadadores, o Circuito Aqua, Travessia Maravilhosa, com um percurso de 1500 m, também marcado para o dia 29, no Posto 5, Copacabana.

E se correr não é seu estilo, vale assistir a movimentação.

 

Parques

A Primavera é a estação do mês que pede por passeios em áreas verdes. Os parques cariocas nesse período, exibem suas flores, com um colorido todo especial.

O Jardim Botânico, além de toda a beleza das plantas e clima agradável, apresenta a OrquidaRio, exposição de orquídeas, que acontece duas vezes ao ano, incluindo o mês de setembro.

Aproveite o clima mais tranquilo do ano para passear pelo Parque Lage, Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional da Catacumba, Sítio Roberto Burle Max, Parque Municipal Quinta da Boa Vista, Parque Guinle e muito mais.

 

Museus

Os museus também estão espalhados pela cidade, com temas variados para agradar os mais diversos interesses. A vantagem está também no clima, que torna tudo mais agradável.

Visite o Museu do Amanhã, o Museu Histórico do Exército, Museu de Arte do Rio, Museu de Astronomia e Ciências, Museu Aeroespacial, Palácio do Catete, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da República, Centro Cultural dos Correios e muito mais outros.

A noite carioca também é repleta de programações e passeios incríveis que vão fazer valer cada instante. Venha conhecer o Rio de Janeiro em setembro e descubra porque a cidade é maravilhosa em qualquer mês do ano.