Fevereiro. Carnaval. Esse é o mês que o Rio de Janeiro, com certeza, ferve. E não é só por conta das altas temperaturas do verão, mas é quando as escolas de samba estão a mil para os desfiles no Sambódromo e muitas pessoas vão para assistir.

A cidade fica bem cheia devido à grande busca de turistas para a maior festa do mundo. Blocos de rua espalhados em diversos pontos do 1° ao último dia do mês. Por isso, se você está se programando para ir ao Rio em fevereiro, se prepare para muita agitação.

Os principais pontos turísticos vão estar lotados, com muitas filas e é bem provável que os preços estejam altos. Então, venha com paciência e programe gastar um pouco mais.

Mas não desanime se não conseguir visitar todos os locais. Existem muitas opções de passeios, alguns até mais tranquilos, que também permitem conhecer o Rio de Janeiro. E claro, as programações para o Carnaval, que se espalham em vários locais.

Confira abaixo esses passeios e como curtir a festa com um verdadeiro folião:

 

Voo Panorâmico de Helicóptero

Literalmente, uma maneira de ver de cima toda a movimentação. De dentro do helicóptero se tem um vista privilegiada e bastante confortável de muitos lugares da cidade.

Para se ter uma ideia do que é o passeio, a aeronave sobrevoa o Cristo Redentor em 360° graus e, de bônus, se pode ver a beleza das praias e do Morro do Corcovado.

Outros pontos que podem ser observados e fotografados são os estádios do Maracanã e Engenhão, Jardim Botânico, Arcos da Lapa, Porto Maravilha, Central do Brasil, Parque Olímpico, Niterói e inclusive o Sambódromo, o mais movimentado do mês.

São quatro opções de passeios, com duração de 30, 45 e 60 minutos e o específico para Datas Especiais, ótimo para pedidos de casamento e outras ocasiões que dispendem um jeito diferente e exclusivo.

As viagens partem do Aeroporto de Jacarepaguá e são realizadas pela equipe do Comandante Nobre. Todos os pilotos são credenciados pela Anac, órgão regulador, e possuem experiência de voo. Além de pilotar, passam informações sobre os locais sobrevoados, o que torna o passeio ainda mais agradável.

Agendamento de voos e outras informações são obtidas através do telefone, e-mail ou pelo site. Entre em contato e seja bem recebido logo ao primeiro atendimento.

 

Desfilar no Sambódromo

Com certeza, uma das melhores programações em fevereiro é participar do Carnaval direto do palco principal, a Passarela do Samba, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Você pode escolher comprar os ingressos para assistir das arquibancadas, com capacidade para receber mais de 70 mil pessoas ou pagar por uma fantasia e desfilar entre os passistas da sua escola de samba preferida.

Esse site tem várias informações sobre o evento, além de bailes, hotéis mais próximos e serviço de transfer de ida e volta.

O Sambódromo é dividido em setores de 1 a 13 e lados par e ímpar. São cinco opções de assento: arquibancada, frisas, frisas cobertas, cadeiras numeradas e camarotes. Cada um difere quanto a capacidade de pessoas e aos preços.

 

Blocos de Rua

Se a sua programação para o Carnaval de fevereiro são os blocos de rua, saiba que existem agendas de onde e quando acontecem os blocos, a partir do dia 1° do mês. Alguns blocos podem ter o local alterado, mas dificilmente isso acontece com os mais tradicionais.

Foliões se espalham pela cidade seguindo os blocos, alguns com mais de 90 anos de existência, ao som de bandas tocando marchinhas de carnaval e hits do momento. As bandas são formadas músicos e grupos musicais amadores.

 

Bailes de Carnaval

Outro evento que acontece durante o mês de fevereiro são os bailes de carnaval. Entre os mais famosos estão o Baile do Scala, realizado no Scala Rio, com mais de 40 anos de existência e o Baile Mágico do Copacabana Palace, no Copacabana Palace Hotel.

Espalhados pela cidade acontecem outros bailes, como o Baile da Cidade Maravilhosa, Baile do Cordão da Bola Preta, Baile da Cerveja e o Gala Gay.

Como são bastante procurados, é bom comprar os ingressos com antecedência. Pesquise as empresas organizadoras e faça sua reserva.

Para quem quer economizar, o baile na Cinelândia é ao ar livre, para todos os públicos e dura cinco dias.

 

Passeios mais tranquilos

E se entre um samba e outro você quiser um momento mais tranquilo, os parques e mirantes são uma sugestão.

O Jardim Botânico é um dos parques com a variedade de árvores e plantas, e a tranquilidade e frescor que a natureza típica carioca tem.

O Parque Lage vem em seguida, com muito verde, história e espaços para caminhar, fazer piqueniques e trilhas.

São vários mirantes. Vista Chinesa, Pedra Bonita, Pedra do Arpoador, Pedra Bonita, Mirante Dona Marte, Mirante da Paz, Pedra do Telégrafo, Morro Dois Irmãos, Morro do Pasmado, Morro do Corcovado.

Todos proporcionam uma vista maravilhosa e um momento de tranquilidade entre tanta agitação do verão e das festas.

Venha aproveitar a cidade em um dos meses mais felizes do ano.