Se a programação das suas férias em dezembro envolve muito calor, praia, diversão e passeios inesquecíveis, o Rio de Janeiro combina perfeitamente com tudo isso e muito mais.

Nesse mês, as temperaturas começam a subir e muitos turistas viajam para a cidade em busca das belezas tropicais, as paisagens naturais e para conhecer alguns dos lugares mais famosos do Brasil.

Entre os passeios mais procurados, estão o Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar, o Maracanã, as Praias de Copacabana, Ipanema e Arpoador, e até as reservas ambientais localizadas nas Praias de Grumari e Prainha.

São muitas as opções de lazer espalhadas pela cidade e direcionadas aos mais variados gostos. Os parques nacionais, como o Jardim Botânico e o Parque Lage, com muitas árvores, refrescam o calor naturalmente.

Caminhar ou pedalar pela orla das praias ou ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas é muito bom. E como é um período próximo ao Natal, pode ser possível ver a famosa árvore da Lagoa.

Já os museus como o Museu do Amanhã e o Museu de Artes, além do entretenimento e do conhecimento, são equipados com ar condicionado, o que torna o passeio mais agradável, mesmo ficando bastante lotado nessa época do ano.

É um mês das chuvas de verão, o que significa aquelas fortes e rápidas, então não se preocupe que elas possam atrapalhar suas férias. Na verdade, ajudam a refrescar um pouco o calor. Procure planejar os passeios fechados para essas horas.

A lista de lugares para visitar é bastante extensa. Além dos mais conhecidos, existem outros passeios incríveis, que vão tornar suas férias pela cidade ainda melhores, cheia de histórias, stories e imagens.

Quer saber alguns desses passeios? Então continue lendo.

 

Voo Panorâmico de Helicóptero

Também bastante procurado, o voo de helicóptero sobrevoando os principais pontos turísticos é a melhor forma de ver a cidade de um ângulo totalmente diferente, lá de cima.

Expressões como “espetacular”, “excelente”, “show”, “fora do comum” e “indescritível” são usadas por quem já teve essa experiência e avaliou o passeio no site TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo.

A qualidade do atendimento é um dos destaques citados. A equipe do Comandante Nobre faz questão de receber bem os passageiros desde a reserva e a espera do voo acontece em uma sala VIP.

Os pilotos são credenciados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e possuem mais de 1000 horas de voo. Além disso, informam a respeito dos lugares sobrevoados durante todo o passeio.

São quatro tipos de passeios, divididos em 30, 45 e 60 minutos e um para Datas Especiais, com duração de 30 minutos, ideal para um pedido de casamento perfeito. Os valores variam de R$ 595,00 a R$ 1950,00.

Durante o passeio, é possível ver o Cristo Redentor do alto em 360°, uma das melhores partes, além das muitas praias e cenários naturais próprios da paisagem carioca.

Assim como o Rio de Janeiro, qualquer época do ano é ótima para voar sobre a cidade. Entre em contato, agende seu passeio, libere a memória do seu celular para muitas fotos e aproveite cada momento.

 

Passeio de Barco Baía de Guanabara

Outra forma de conhecer vários pontos turísticos, mas dessa vez velejando é o passeio de barco pela Baía da Guanabara, um lugar com muita história para contar.

Realizado por várias empresas, o barco parte da Marina da Glória e passa por muitos lugares como a Ilha Fiscal, Museu do Amanhã, Ilha de Boa Viagem, Ilha das Enxadas, Ilha das Cobras, Forte da Lage, Praias de Niterói, Urca, Pão de Açúcar, Aeroporto Santos Dumont, Ponte Rio-Niterói e muito mais.

Os preços e detalhes variam conforme a empresa responsável. Uma das principais realizadoras é a DPHDM (Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha).

É importante entrar em contato com a empresa para saber horários, os dias em que acontecem os passeios, ainda mais em dezembro, o mês das chuvas.

 

Trilha das Cachoeiras do Horto

Se a intenção é se refrescar de uma maneira diferente e ainda aproveitar para fazer uma trilha pelo Parque Nacional da Tijuca, dentro da Floresta da Tijuca, a Trilha das Cachoeiras do Horto e Circuito das Cachoeiras Secretas é uma ótima opção no calor extremo do Rio.

Antes de começar, é bom lembrar que podem ter pontos escorregadios e com o acesso um pouco difícil, então colocar um tênis ou chinelo antiderrapante, é mais seguro e ajuda entre os pontos mais íngremes. Melhor ir em grupo e com quem conhece a trilha. E como é um período de chuvas, o volume de água das cachoeiras deve estar maior.

A primeira cachoeira a aparecer na caminhada é a Cachoeira do Quebra, com uma pequena queda d’água e uma piscina rasa. Em seguida, a Cachoeira do Chuveiro, onde é possível praticar rapel. A Cachoeira do Jequitibá fica em um espaço mais tranquilo. Outras cachoeiras são as do Primata e das Almas.

O passeio dura em média 15 minutos, porém é bem refrescante e dá para aproveitar bem a natureza.

 

Programe o seu roteiro preferido

Claro que existem muitos outros lugares para se visitar. Tudo depende do seu estilo e de suas preferências. Há quem prefira passar o dia pelas praias, aproveitar o pôr-do-sol na Praia do Arpoador e estender a noite também por lá.

Outros escolhem conhecer a história, e vão nas Igrejas, Arcos da Lapa, Escadaria Selaron, Bairro Santa Teresa e muito mais.

Seja qual for o seu roteiro de férias, o Rio de Janeiro está sempre lindo e de braços abertos para receber. Uma dica, é fazer o voo de helicóptero pela manhã, para ajudar a ver vários pontos antes de se decidir ou ao entardecer, para ter o espetáculo do pôr-do-sol.

Bom passeio!