A Primavera é aquela estação que se despede das temperaturas frias do inverno e começa a dar as boas-vindas para o clima quente, que se inicia entre o final de agosto e os primeiros dias de setembro, aumentando até alcançar o grau maior em dezembro.

O Rio de Janeiro é uma cidade que não tem clima ruim, qualquer estação do ano é propícia para fazer turismo, mas a primavera tem alguns aspectos especiais que convidam ao passeio. Pode ser a temperatura mais amena, os dias mais longos ou a presença das flores. As praias voltam a ser mais procuradas e a ter mais cores e atividades.

Quer saber quais são os passeios cariocas que têm tudo a ver com a estação mais linda do ano? Continue lendo e se programe.

Jardim Botânico

Todos os anos o local celebra a chegada da Primavera com uma programação especial, convidando quem passa por lá a plantar mudas e a participar de várias atividades em comemoração do dia da árvore, como trilhas, vídeos educativos sobre a preservação da flora e cuidados.

Além disso, o parque é um ótimo lugar para passear sem compromisso, observar os mais de 9 mil             exemplares botânicos das mais de 1500 espécies, fazer um piquenique e relaxar. Aproveita para visitar o Orquidário, com lindas flores.

Parque Lage

Dentro da Floresta da Tijuca, são 93,5 mil metros quadrados de área verde com plantas e flores, de reflorestamento, ideal para quem ama estar em contato com a natureza.

Perfeito para toda a família, com playground para as crianças, trilhas para os aventureiros, local para um café da manhã, caminhos e vistas belíssimos, arte, arquitetura e romance, tudo em um só lugar.

Parque Nacional da Tijuca

Claro que os parques são a melhor indicação de passeio na Primavera, por isso vai mais uma indicação para aproveitar, o Parque Nacional da Tijuca. Nesse período, por exemplo, é possível ver espécies de aves migratórias como o Gavião-bombachinha; Tomar banhos de cachoeira, que ficam melhores em temperaturas favoráveis como as registradas a partir dessa estação, até o verão e claro, tendo o passeio entre as Cachoeiras do Horto como um dos mais procurados; Mais de 200 km de trilhas para quem gosta de curtir mais de perto a natureza e explorar os vários graus de dificuldades.

Voo de asa delta ou parapente

Um passeio incrível tanto pela emoção, quanto pelas temperaturas mais amenas, o voo de asa delta ou parapente sobre as paisagens da cidade é perfeito durante a Primavera.

Apenas como informação sobre a diferença entre os dois, na asa delta a pessoa voa deitado e é mais veloz, atingindo velocidade de 25 a 140 km/h. O parapente se voa sentado e é mais tranquilo, de 15 a 45 km/h

O único fator que pode atrapalhar são as chuvas, bem previsíveis nesta época e podem ser bem fortes, por isso é bom dar uma olhada na previsão do tempo antes de se aventurar.

Voo de helicóptero

O voo panorâmico passa pelos diversos pontos turísticos cariocas e pelas mais lindas praias, incluindo o Cristo Redentor, a melhor parte, o Estádio do Maracanã, os Arcos da Lapa, a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema, Arpoador, Leblon e as paradisíacas Grumari e Prainha.

Assim como o voo de asa delta e parapente, é preciso verificar as condições climáticas, porém há uma vantagem de aguardar a chuva passar dentro da agência VIP da Comandante Nobre, tomando um café ou aperitivo ou se preferir, conversar com o piloto e reagendar o passeio.

Se a chuva não vier, é só escolher qual passeio fazer, com duração de 30, 45 e 60 minutos, todos realizados por pilotos credenciados pela ANAC, aeronaves vistoriadas com frequência e um atendimento de primeira, com informações sobre os lugares sobrevoados e a possibilidade de registrar muitas fotos e vídeos direto do seu celular.

Também há o passeio para Datas Especiais, com duração de 30 minutos, próprio para tornar aquela data inesquecível, com direito a buquê de flores, fotógrafo profissional e filmagem com câmera GoPro, instalada dentro da aeronave.

Escolha os passeios que mais combinam com seu estilo e aproveite cada momento na cidade maravilhosa. Uma sugestão é começar pelo voo de helicóptero, assim fica mais fácil decidir qual o próximo passo.

Mas se preferir ver o pôr-do-sol, o voo também é a escolha perfeita.