10 Curiosidades sobre o Rio de Janeiro

O rio de janeiro é conhecido por todo mundo. Muito falado sobre seu espetáculo carnavalesco, as lindas e magníficas praias da costa verde, muito samba e claro, sede das olimpíadas de 2016.

É dessa forma que o mundo conhece nosso amado Rio de Janeiro, uma das cidades mais populosas do Brasil depois de São Paulo.

Mas existem muitas coisas sobre o Rio de Janeiro que você ainda não conhece.

Vamos citar aqui dez curiosidades sobre a cidade maravilhosa:

 

  • AS ESCOLAS DE SAMBA FICAM (A MAIORIA) NAS FAVELAS

O Rio de Janeiro possui mais de mil favelas no Rio é quase um quarto dos cariocas moram nelas. As comunidades mais carentes do Rio vêm ocupando as favelas desde o final do século XIX. Foi nas favelas, que os antigos escravos africanos e seus descendentes criaram o estilo de música mais conhecido no mundo quando se fala no Brasil, o samba.

Hoje, a maioria das renomadas escolas de samba que competem pelo título anual do Carnaval do Rio está localizada nas favelas, por exemplo, Mangueira, Salgueiro e Unidos da Tijuca.

 

  • UMA DAS NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO FICA NO RIO DE JANEIRO

O Rio contém muitas belezas naturais que são dignas de cartão-postal, mas sua atração mais famosa não só foi construída pelo homem, mas também eleita uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo em 2007, ao lado de obras-primas como o Coliseu de Roma e o Taj Mahal, na Índia.

A estátua do Cristo Redentor de fato é incrivelmente linda e foi construída desafiando qualquer monumento conhecido que já foram construídos pelo homem. Seus braços abertos de 28 metros tiveram que ser construídos sobre o Morro do Corcovado sem espaço para andaimes.

 

  • O CÉU MAIS AZUL DO MUNDO

Imagina essa combinação: céu limpo, areia quente e uma bebida gelada…

É exatamente o que todo mundo quer durante as férias! No Rio você não só vai encontrar isso, mas vai se deparar com o céu mais azul do mundo inteiro.

A afirmação parece loucura, mas é baseada em uma pesquisa feita em 2006 por uma pesquisadora de TV que viajou o planeta em busca do céu mais azul do mundo.

Anya Hohnbaum, de 27 anos, visitou 20 lugares diferentes, como A Nova Zelândia e África do Sul. Para conseguir resultados precisos, ela usou um espectrômetro portátil especial desenvolvido por cientistas do British National Physical Laboratory. Portanto, é tudo cientificamente comprovado!

 

  • O RIO possui A OITAVA MAIOR BIBLIOTECA DO MUNDO

A história verdadeira é que em novembro de 1807 quando a Família Real de Portugal precisou tomar uma difícil decisão, fugir para o Rio de Janeiro para escapar de Napoleão e suas tropas, organizou-se uma fuga de 15 mil pessoas entre membros da família e criados.

Com eles, vieram uma das maiores riquezas de Portugal: a Biblioteca Real e seus 60.000 volumes.

Anos após, foi inaugurado a biblioteca nacional do Brasil.

 

  • O RIO TEM A MAIOR FLORESTA URBANA DO MUNDO

Rio é de fato uma cidade grande, com mais de 6 milhões de habitantes. Mas, ao mesmo tempo, nos sentimos em uma pequena cidade comparada as cachoeiras, matas e praias ao redor. Isso tudo porque o Rio é local da maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca.

 

  • CURIOSIDADES SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA CARIOCA

Você sabia que a palavra Carioca significa “Casa do Homem Branco”?

A palavra carioca tem sua origem na língua Tupi-Guarani, usada pelos povos indígenas que habitaram essa terra antes dos europeus.

O Correto na linguagem indígena era “Kari’Oka”. Era dessa forma que os índios chamavam a cidade que os colonizadores portugueses estavam construindo em suas terras. Ou seja, significa a casa do homem branco.

 

  • A SEDE DAS OLIMPÍADAS 2016

O Rio por um fio quase ficou de fora da lista de quatro cidades para sediar os jogos antes da decisão final. O Rio teve uma pontuação menor que Doha, capital do Qatar, que terminou descartada por um único detalhe, altas temperaturas da cidade durante o verão europeu, assim, mesmo com a desconfortável nota de 6,4 dada pelo COI, o Rio de Janeiro seguiu na competição. Então conseguimos esse privilégio.

 

  • O RIO DE JANEIRO FOI UMA CAPITAL EUROPEIA?

Sim, isso mesmo! Em 1807 as tropas de Napoleão estavam cada vez mais próximas de invadir Portugal para garantir que o pequeno país costeiro se rendesse ao domínio da França. Mas não era que Dom João VI queria. Portanto, ele decidiu fazer as malas e levar todo o seu reino para o Rio, sim, esse foi o desfecho.

Depois de sentir como era ser o quartel-general de um império, o Rio já não quis voltar aos dias de antigamente. E a declaração de independência do Brasil aconteceria em só em 1822. Antes disso, era uma extensão da Europa.

 

  • O MAIOR JOGO DE FUTEBOL DO MUNDO ACONTECE NO RIO DE JANEIRO

Os brasileiros não têm a melhor das recordações, mas no dia 16 de julho de 1950 foi um dia histórico.

Brasil jogava com o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. O palco era o estádio do Maracanã, construído especialmente para aquela ocasião e, na época era o maior estádio do mundo.

Infelizmente foi o Uruguai quem levou a melhor, silenciando dezenas de milhares de torcedores de maneira tão forte, que ganhou até um apelido: Maracanazo.

 

  • O ARQUITETO DE BRASÍLIA OSCAR NIEMEYER ERA CARIOCA

O homem por trás da moderna arquitetura de Brasília nasceu e foi criado no Rio. Brasília é certamente um dos maiores e mais destacados troféus da Oscar Niemeyer.

Porém, boa parte de sua obra, incluindo o famoso museu em forma de nave espacial, o MAC, fica localizado em Niterói, do outro lado da Baía da Guanabara. O Rio também tem algumas pérolas de Niemeyer, como o Palácio Gustavo Capanema e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

 

Gostou das informações sobre a cidade maravilhosa (Rio de Janeiro)?

Eu recomendo o lugar e a experiência de conhecer pessoalmente essa magnífica cidade. Aproveite o passeio e aprecie a história!

 

Conheça o Rio de Janeiro de uma forma única e inesquecível!

Confira nossos Passeios

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Ligue Agora
Ligue Agora