Comandante Nobre

10 Curiosidades sobre o Cristo Redentor

10 Curiosidades sobre o Cristo Redentor + Bônus

Considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno o Cristo Redentor é um marco histórico e um deslumbre da arquitetura Brasileira. 

O monumento simbolo do cristianismo, nasce do sonho de um padre francês chamado Pedro Maria Boss que sugeriu a construção da imagem no alto do morro Corcovado em meados de 1850.

Inicialmente a ideia era homenagear a princesa isabel, regente do Brasil, mas nas alturas da assinatura da Lei Áurea o pedido foi negado pela monarca e a mesma sugeriu que a homenagem deveria ser ao verdadeiro redentor dos homens, com a imagem do sagrado coração de jesus

Passado um ano em 1889 o Brasil veio a se tornar uma república, encerrando os laços entre igreja e estado e o pedido de construção do monumento foi descartado. 

Retornando aos desejos do círculo católico por volta de 1922 no aniversário do centenário da independência do Brasil. Orquestrado pela arquidiocese do Rio de Janeiro, a obra inicialmente foi custeada por R$2.500 contos de réis o que atualmente daria cerca de R$ 9,5 Milhões de reais. 

Levando 5 anos para sua construção, o Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.

Agora que você conheceu um fragmento da história do Cristo, vamos conhecer 10 curiosidade sobre o Cristo Redentor e entender porque este monumento atrai milhões de visitantes todos os anos.

1. O Cristo Redentor possui um coração

Esse é um fato pouco conhecido, mas sim o Cristo Redentor possui um coração visível no lado externo e interno.

Localizado no 9º andar do monumento, o coração feito em pedra sabão o mesmo material do exterior da estatua, possui seu interior oco e guarda uma garrafa com o nome das famílias  dos operários que trabalharam na construção do Cristo Redentor.

Veja imagens do coração do cristo na reportagem da Isabele Benito:

2. Curiosidade sobre os pés

Quem já visitou o Cristo Redentor sabe que não é possível ver seus pés, mas sim o monumento possui pés. 

Por de baixo do manto, os pés descalços são acessíveis através das escadarias internas ou de um trem de acesso à área interna da estatua. Os pés estão fixos ao pedestal que da base e sustentação a estrutura. 

Curiosidades sobre os pés do Cristo Redentor
Curiosidades sobre os pés do Cristo Redentor

3. Os braços do Cristo

Inicialmente o Cristo Redentor empunharia uma Cruz e um globo terrestre, mas ao invés disso ganhou braços abertos, simbolizando a proteção e o amor.

De uma mão a outro a envergadura do cristo mede 30 metros, uma curiosidade pouco conhecida e que o braço direito tem cerca de 40cm a menos que o esquerdo. Claro isso é uma diferença imperceptível a olho nu e totalmente irrelevante diante da majestosidade do Cristo Redentor. 

Outra coisa muito legal é a possibilidade de acessar o exterior do cristo através de aberturas nos braços, mas essa é apenas para os fortes de coração.

Curiosidade sobre os braços do Cristo Redentor
Curiosidade sobre os braços do Cristo Redentor

4. Quanto custou a construção do Cristo Redentor

Tamanho esplendor e majestosidade a do Cristo Redentor, desperta diversas perguntas, como por exemplo: Quanto custou a construção do Cristo Redentor?

Com seus 710 metros do chão, levando 5 anos para ser concluído, medindo 38 metros e com suas 1.145 toneladas o cristo redentor, custou cerca de 7 milhões de reais para ser construído.

5. Qual o peso do Cristo Redentor?

O Cristo Redentor pesa cerca de 1.145 toneladas.

Se fossemos comparar isso é como 1.140 carros populares, 16.285 pessoas de 70KG e 2.280.000.000 de hóstias.

Qual o peso do cristo redentor?
Qual o peso do cristo redentor?

6. O pedestal do monumento

O pedestal do Cristo Redentor é todo de granito e mede 08 metros de altura. Sendo a base de sustentação para toda a estrutura,  o diâmetro da base pode ser equivalente a 25 pessoas de braços abertos contornando a estrutura. 

7. O que o Cristo Redentor vê?

Certamente o Cristo tem uma das vistas mais privilegiadas do Rio de Janeiro, podendo observar toda a cidade do Rio, incluindo praias e toda a zona metropolitana da cidade. 

Indo um pouco além da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo tem uma visão do Atlântico e poderia ver o pedacinho sudoeste do continente africano, na costa da Namíbia.

Vista atrás do cristo Redentor
Vista atrás do cristo Redentor

8. O cristo protege o Corcovado dos raios

Algo muito impressionante de se ver são os raios que caem direito no Cristo Redentor, mais precisamente em sua cabeça onde o cristo tem uma coroa de espinhos com a função de para-raios. 

Durante a época das tempestades o monumento chega a ser atingido por uma média de 20 raios por mês, uma quantidade impressionantes. O lábio inferior, a ponta de um dos dedos e uma das sobrancelhas já foi atingida por esses raios.

Confira uma cena dessas na imagem abaixo: 

Raio atingindo a mão do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Raio atingindo a mão do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

9. INTERRUPÇÃO DA VISITAÇÃO

Desde sua inauguração pouquíssimas vezes o Cristo teve a sua visitação interrompida.

No entanto, o monumento já ficou um tempo fechado para visitações. Isso aconteceu em 1990, entre fevereiro e dezembro, quando foram realizadas grandes obras por dentro e por fora.

Além disso, recebeu momentos de interdição parcial e temporária em razão do COVID-19, além de tratamento e seções de desinfecção. 

10. Curiosidade sobre os olhos do Cristo

Os olhos do Cristo redentor não foram esculpidos com detalhes tão naturais quantos outros membros, eles não possuem íris nem pupila, apenas o que seria a membrana esclerótica.

O que pode dar a impressão de um olhar mais robótico, mas isso nem de longe diminui o deslumbre deste monumento, simbolo do cristianismo e cartão postal da cidade maravilhosa.

11. Bônus

A curiosidade 11 é um bônus fantástico! Além de visitar o Cristo Redentor através do trem do corcovado, você pode fazer um passeio aéreo e ter uma vista privilegiada do monumento.

Os passeios de helicóptero além de ser uma ótima opção para conhecer o Rio de Janeiro, vão te proporcionar uma vista exclusiva e que poucos ja puderam experimentar do Cristo, conheça os planos de passeios de helicóptero do Comandante Nobre(clique aqui).

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp