Comandante Nobre

15 Curiosidades sobre o Rio de Janeiro

12 Curiosidades sobre o Rio de Janeiro + Dica bônus!

O Rio de Janeiro é um lugar lindo por natureza, abençoado por suas praias maravilhosas, abraçado por paisagens deslumbrantes e guardado pelos braços do Cristo Redentor. Até mesmo o carioca nascido e criado se encanta com a cidade maravilhosa.

Conhecido mundialmente por ser palco de filmes, berço de escolas de samba, provedor de gente bonita e sede dos jogos olímpicos de verão de 2016. É também o segundo município mais populoso do Brasil, perdendo apenas para a cidade de São Paulo.

E é claro que um lugar tão encantador e tão enorme é pauta de muitas dúvidas, pensando nisso o Comandante Nobre separou 12 curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro que vão te fazer querer vir conhecer de perto.

1. A maioria das escolas de samba ficam nas favelas cariocas

Que o carioca adora um carnaval não é novidade para ninguém, atraindo cerca 2,7 milhões de foliões apenas no centro, mas uma curiosidade muito legal é que a maioria dos blocos e escolas de samba são provenientes de comunidades.

Um quarto da população do Rio de Janeiro reside em favelas, e é de la que saiu o estilo que tanto adoramos o samba. Criado pelos antigos escravos africanos e descentes se originou o estilo que anima milhões de pessoas todos os anos.

O carnaval do Rio possui desfiles lindíssimos, onde escolas competem pelo título anual, podemos citar algumas: Mangueira, Salgueiro e Unidos da Tijuca entre outras.

A maioria das escolas de samba ficam nas favelas cariocas
A maioria das escolas de samba ficam nas favelas cariocas

2. O Rio de Janeiro possui um das 7 maravilhas do mundo moderno

O Rio contém muitas belezas naturais que são dignas de cartão-postal, mas sua atração mais famosa não só foi construída pelo homem, mas também eleita uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo em 2007, ao lado de obras-primas como o Coliseu de Roma e o Taj Mahal, na Índia.

A estátua do Cristo Redentor de fato é incrivelmente linda e foi construída desafiando qualquer monumento conhecido que já foram construídos pelo homem. Seus braços abertos de 28 metros tiveram que ser construídos sobre o Morro do Corcovado sem espaço para andaimes.

O Rio de Janeiro possui um das 7 maravilhas do mundo moderno
O Rio de Janeiro possui um das 7 maravilhas do mundo moderno

O Cristo é uma obra monumental, de braços abertos sobre a Guanabara para trazer proteção divina ao Rio de Janeiro.

Localizada no alto do morro Corcovado a 709 metros a cima do nível do mar.  Com seus 30 metros de altura é considerado símbolo e ponto turístico mais procurado no Rio de Janeiro.

Leia mais sobre: 10 curiosidades sobre o cristo redentor

3. O Rio de Janeiro tem o Céu mais Azul do mudo

O céu do Rio de Janeiro, uma imensidão azul que se transparece ao encontro do mar e da vida aos cartões postais e paisagens deslumbrantes.

Refletido na Guanabara nos da sensação de paz, é plano de fundo da obra-prima do homem o monumental Cristo Redentor.

Certamente o que faz das praias do Rio de Janeiro tão lindas é a combinação de um céu azul e um calor maravilhoso, afirmar que o céu do Rio é o mais azul soa fantasioso para você? Temos provas científicas que é tudo verdade.

A pesquisadora Anya Hohnbaum, em sua viagem por países ao redor do mundo, durante 72 dias,  com o auxílio de um espectrômetro portátil, constatou que o céu do Rio se mantinha no tom de azul mais intenso.

O Rio de Janeiro tem o Céu mais Azul do mudo
O Rio de Janeiro tem o Céu mais Azul do mudo

4. A oitava maior biblioteca do mundo fica no Rio de Janeiro

É com muito orgulho que digo que o Brasil  tem em suas terras a oitava maior biblioteca do mundo.  A fundação da mesma vem de um cenário conturbado, mas a realização nobre é um orgulho nacional trazido por Dom João VI.

A data é 1807 a família real portuguesa precisava fugir do implacável Napoleão e suas tropas,  neste momento difíceis decisões tiveram que ser tomadas, a fuga para o Brasil.

Neste momento a fuga elaborada contava com cerca de 15 mil pessoas, dentre eles: membros da família real, criados entre outros viajaram rumo ao Brasil em 14 Navios.

E junto a eles um tesouro inestimável, cerca de 60.000 mil livros da biblioteca real de Portugal. Chegado ao Brasil Dom João VI logo fundou a Biblioteca Nacional.

A oitrava maior biblioteca do mundo fica no Rio de Janeiro
A oitrava maior biblioteca do mundo fica no Rio de Janeiro

5. O Rio possui a maior floresta urbana do mundo

O Rio de Janeiro é uma grande metrópole, uma cidade enorme que abriga cerca de 6 milhões de pessoas além de seus turistas. E mesmo sendo uma cidade grande, conseguiu manter a preservação da maior floresta urbana do mundo, a floresta da Tijuca.

Sendo uma resultante do final do século 19 a floresta tem a dimensão de 33km², reflorestada por Dom Pedro II. A idéia de D.Pedro II era evitar a erosão dos enormes morros que cercam a cidade.

A floresta abriga cachorreiras e parcialmente o Jardim Botanico do Rio, o Parque Lage e o Corcovado. Algo muito legal é que durante um passeio de helicoptero é possivel ver a floresta.

A Maior floresta Urbana fica no rio, A Floresta da Tijuca
A Maior floresta Urbana fica no rio, A Floresta da Tijuca

6. Curiosidade sobre o significado da palavra Carioca

Você sabia que a palavra Carioca significa “Casa do Homem Branco”?

A palavra carioca tem sua origem na língua Tupi-Guarani, usada pelos povos indígenas que habitaram essa terra antes dos europeus.

O Correto na linguagem indígena era “Kari’Oka”. Era dessa forma que os índios chamavam a cidade que os colonizadores portugueses estavam construindo em suas terras. Ou seja, significa a casa do homem branco.

O que significa a palavra Carioca
O que significa a palavra Carioca

7. O Rio sediou as olímpiadas de 2016

Ficando de fora das quatro cidades que o Comitê Olímpico Internacional escolheu, obtendo uma nota menor que Doha, capital do Qatar.

Mas infelizmente ou felizmente a cidade acabou sendo retirada da lista devido as suas temperaturas exorbitantes durante o verão.

Então surgiu o Rio na competição e venceu nos votos para sediar os jogos.

O Rio de Janeiro foi sede dos jogos olímpicos de 2016
O Rio de Janeiro foi sede dos jogos olímpicos de 2016

8. O Rio de Janeiro já foi uma capital Europeia

Sim, isso mesmo! Em 1807 as tropas de Napoleão estavam cada vez mais próximas de invadir Portugal para garantir que o pequeno país costeiro se rendesse ao domínio da França. Mas não era que Dom João VI queria.

Portanto, ele decidiu fazer as malas e levar todo o seu reino para o Rio, sim, esse foi o desfecho.

Depois de sentir como era ser o quartel-general de um império, o Rio já não quis voltar aos dias de antigamente. E a declaração de independência do Brasil aconteceria em só em 1822. Antes disso, era uma extensão da Europa.

O Rio já foi capital europedia
O Rio já foi capital europedia

9. O maior jogo de futebol acontece no Rio de Janeiro

O Brasileiro ama o futebol e é claro que um recorde desse só poderia ter sido quebrado aqui.

Não temos a melhor lembrança deste fatídico dia, mas foi historio. Em 16 de julho de 1950 Brasil e Uruguai se enfrentavam na final da copa do mundo de 1950.

A disputa ocorria no majestoso Maracanã, que fora construído especialmente para a ocasião.

O estágio tinha 173.850 visitantes, todos estavam la para ver a final da copa do mundo e com o objetivo de ver o Brasil ser campeão do mundo.

O maior jogo da copa de futebol da história aconteceu no Rio de Janeiro
O maior jogo da copa de futebol da história aconteceu no Rio de Janeiro

10. Oscar Niemeyer o arquiteto de Brasília era Carioca

Oscar Niemeyer é famoso for suas obras excêntricas, fora do comum e romanticamente curvas e modernistas. Oscar carrega o orgulho de ser “o arquiteto de Brasília” talvez um de seus maiores troféus.

O romantismo e visão deslindar talvez tenha vindo de suas origens, o Rio de Janeiro. Uma cidade capaz de inspirar qualquer pessoa.

O Arquiteto teve inúmeras participações no Rio, uma e talvez a mais famosa é o MAC o museu em forma de nave espacial de passarelas curvas. Fazendo parte do Caminho Niemeyer que encaminha os visitantes aos sete prédios projetados pelo arquiteto.

Oscar ainda fez outras participações em pontos lindíssimos da cidade como Palácio Gustavo Capanema e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Museu de Arte Contemporânea de Niterói

11. A Baia de Guanabara possui mais de 100 ilhas

A Baía de Guanabara é plano de fundo para cartões postais como o Pão de Açúcar do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana.

A enorme e monumental Guanabara  se espalha por 15 cidades, sendo a segunda maior baía do Brasil. Sua superfície possui 412Km², detendo 53 praias e mais de 100 Ilhas.

Além de linda e ser a base da cidade a Guanabara nos abraça e rege a ordem natural das coisas no Rio de Janeiro.

A Baía de Guanabara possui mais de 100 ilhas
A Baía de Guanabara possui mais de 100 ilhas

12. O Rio sediou a maior festa de carnaval do mundo

Como falamos no primeiro tópico, o carioca ama de paixão uma festa de carnaval, mas algo que você provavelmente desconhece é que o Rio teve a maior festa de carnaval do mundo segundo o Guinnes, o livro dos Recordes de 2004.

Atraindo cerca de 400.000 visitantes estrangeiros, tornou-se assim a festa com maior quantidade de foliões do planeta.

Se você é do Rio ou ja esteve no Rio durante o carnaval, notou o aumento expressivo de pessoas na cidade e não é para menos. Cerca de 5 milhões de pessoas visitam a cidade nesta época do ano.

Lembrando também que o Rio possui um dos desfiles de escola de samba mais lindos do Brasil.

A maior festa de Carnaval do Mundo acontece no Rio de Janeiro
A maior festa de Carnaval do Mundo acontece no Rio de Janeiro

Dica Bônus para os visitantes

Uma das formas mais legais de se conhecer o Rio de Janeiro são os passeios de helicóptero, podendo visitar pontos turísticos, históricos e ter a oportunidade de ver paisagens de um angulo totalmente único e exclusivo. Clique aqui para conhecer os passeios de helicóptero do comandante nobre.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp