Comandante Nobre

Brazil, City of Rio de Janeiro, Lapa, Elevated view of the Carioca Aqueduct and Largo da Lapa.

10 Curiosidades sobre o Arco da Lapa

Você já ouviu falar do bairro da Lapa no Rio de janeiro? Se nunca ouviu, deveria! O bairro da Lapa é a área mais badalada do Rio de Janeiro. É lá que você encontra a vida noturna, restaurantes e muitas opções para se hospedar quando visita o Rio de Janeiro.

É muito fácil saber que você chegou na Lapa por causa do famoso monumento que é a imagem oficial da Lapa. Os arcos brancos que os moradores locais chamam de Arcos da Lapa Rio de Janeiro.  Vamos conhecer um pouco mais sobre esse monumento histórico tão conhecido? 

 

  • CURIOSIDADE HITÓRICA SOBRE O ARCO DA LAPA

Os Arcos da Lapa ficam localizados no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. A obra tem grande importância turística no o local, além de transportar passageiros por meio do bondinho de Santa Teresa. Mas o que muita gente não sabe é que os bares dos Arcos da Lapa não são o único motivo que torna a obra encantadora e fundamental para a cidade. Os Arcos da Lapa serviram como meio de transporte de água durante três séculos e contribuíram diretamente para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

 

  • ANO DE FUNDAÇÃO E HISTÓRIA


    A história dos Arcos da Lapa começa no século XVIII, mas a obra nasceu com o nome de Aqueduto da Carioca e os estudos para a construção dos Arcos da Lapa começaram em 1600, mas só foi finalizada quase 100 anos depois. Concluída em 1723, a obra tinha como objetivo transportar a água da nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca para abastecer a cidade.

Antes disso, o transporte de água era feito por meio de baldes utilizando-se a mão de obra escrava.

 

  • PORQUE SE TORNOU PONTO TURISTICO?

    Os Arcos da Lapa foram construídos com o objetivo de serem os responsáveis por solucionar o problema de falta de água que assolava o Rio de Janeiro naquele período. E quem podia imaginar que se tornaria um ponto de encontro da população? Por estar localizada no centro da cidade, a obra passou a ser movimentado para encontros da população.

 

  • SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS ARCOS

    As primeiras estruturas dos Arcos da Lapa foram feitos com canos de ferro, mas logo houve a necessidade de trocá-la. O material não resistia às condições climáticas e sofria corrosão. Então em 1744, o governador da época, Gomes Freire de Andrade, conhecido como Conde de Bobadela, ordenou a reconstrução dos Arcos da Lapa. As matérias-primas usadas foram pedra e cal. Misturadas com o óleo, formou a liga de concreto resistente que trouxe segurança para a construção.

 

 

  • CURIOSIDADES SOBRE O CHAFARIZ DO LARGO DA CARIOCA

 

Você sabia que o Chafariz do Largo da Carioca foi construído fora do país? A fonte foi esculpida em Lisboa e enviada de navio para o Rio de Janeiro. Ela tinha dezesseis bicos ornamentais de bronze e um brasão das armas de Portugal no topo. Além desse chafariz, foram construídas outras fontes ao longo da construção

 

  • ACONTECIMENTOS DA ÉPOCA QUE INTERFERIRAM A ESTRUTURA DO LUGAR

    Na época eram desviados ilegalmente um número grande de água. Em 1747, foi determinado que as águas que passavam pelos Arcos da Lapa fossem cobertas por uma abóbada de tijolos, para evitar desvios ilegais.

 

  •  CURIOSIDADE SOBRE O NOME ARCO DA LAPA

    Em 1826, os Arcos da Lapa passaram a ser utilizados como via para os bondes da cidade, sendo o principal meio de acesso do centro para o bairro de Santa Teresa. A inauguração foi em 1950. Foi nessa época que a obra deixou de ser conhecida como Aqueduto e passa a ser conhecida como Arco da Lapa  que atrai turistas até hoje.

 

  • RECONHECIMENTO HISTÓRICO DE PRESTIGIO

    Essa curiosidade é de orgulho local! Devido ao seu tamanho e importância, os Arcos da Lapa foram considerados a maior e mais majestosos obra do Brasil Colonial. Que demais!Não é mesmo?

 

 

  • CURIOSIDADES SOBRE SUA BELA ARQUITETURA

 

Você sabia que a estrutura do monumento tem 17,6 metros de altura e 270 metros de comprimento, distribuídos em 42 arcos duplos? Sua localização vai do morro de Santa Teresa até o Convento das Carmelitas. A cor branca intenso, tão característica dos Arcos da Lapa, é conhecida como caiado.

Com a urbanização no local, os Arcos da Lapa sofreram algumas mudanças, duas tiverem bastante relevância.  Para a abertura da rua, houve a fusão de dois arcos, que se transformaram em um só. Mais tarde, no início do século XX, foi feito o mesmo procedimento nos Arcos da Lapa para a abertura da Rua Mem de Sá.

 

 

  • SOBRE SUA LOCALIZAÇÃO

 

Os arcos da Lapa  está localizado na Praça Cardeal Câmara, parte da Zona Central do Rio de Janeiro. Eles são a porta de entrada para o bairro da Lapa, que nesse trecho possui duas principais ruas: Mem de Sá e Riachuelo. Como mencionado anteriormente, a linha do bondinho ainda passa sobre os Arcos para conectar  o Largo da Carioca a Santa Teresa. Atualmente, o bondinho é mais uma atração turística do que um transporte para os moradores. 

 

Gostou das informações sobre esse patrimônio histórico no Rio de Janeiros? Eu recomendo o lugar e a experiência de andar nos bondinhos amarelos do bairro da Lapa! Aproveite o passeio e aprecie a história!

 

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp