Comandante Nobre

Praia de Copacabana: 10 Curíosidades incríveis.

Praia de Copacabana: 10 Curiosidades incríveis!

A praia de Copacabana é uma dos pontos turísticos mais famosos e desejados no Brasil. O seu formato de meia-lua permite fotos panorâmicas de cair o queixo, e também disputa com o Cristo Redentor, como cartão postal da cidade do Rio de Janeiro.

As águas cor de esmeralda, quase sempre bem gelada é um paraíso no calor que no verão chega aos seus (40ºC) no Rio de Janeiro.

A praia de Copacabana guarda muitas curiosidades, sendo um reflexo direto do que é o Rio, um lugar animado, com pessoas felizes e muito bonitas. Contando também com o famoso calçadão que você deve ter visto nas novelas, este feito de pedras portuguesas pretas e brancas.

A Praia de Copacabana é lar do famoso Copacabana Palace, dor forte e de muitos outros pontos maravilhoso. Mas para você conhecer um pouco melhor o Comandante Nobre, separou para você 10 Curiosidades sobre a Praia de Copacabana.

Veja também: 12 Curiosidades sobre o Rio de Janeiro

10 Curiosidades sobre a praia de Copacabana

A equipe do comandante Nobre, adora sobrevoar a praia de Copacabana e com todos esses anos de experiência, nós acabamos descobrindo algumas das curiosidades mais secretas do lugar.

Veja a lista que preparamos para você:

1. O calçadão original fica na Praça do Rocio em Lisboa

O traçado do Calçadão é baseado no mesmo da Praça do Rocio em Lisboa, que representa o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico. Na Praça tem uma estátua de D. Pedro I.

2. Curiosidade sobre o tamanho do calçadão de Copacabana

Você já parou para contar quanto Km tem o calçadão de Copacabana, tão movimentado?

O calçadão de Copa tem cerca de 4 km e percorre as praias do Leme e de Copacabana, Onde muitas pessoas utilizam para andar de bicicleta, correr e se exercitar com a brisa do mar.

3. O verdadeiro nome de Copacabana

Muito antes de ser conhecida como Copacabana, a região era chamada de Sacopenapã, nome de origem tupi que foi dado pelos pescadores que passaram por ali. Com o passar do tempo, foi construído uma capela com a imagem de Nossa Senhora de Copacabana, trazida por bolivianos.

O nome Copacabana significa “Mirante do Azul”, assim como uma cidade boliviana com esse mesmo nome. Por isso, a região do bairro passou a ser chamada de Copacabana.

4. Curiosidades sobre o formato de Copacabana

Com o tempo é normal que ocorra desgaste e parte da areia da praia vai se perdendo. Por isso, anualmente é realizado a recomposição através de uma plataforma continental. Com isso, é mantida a extensa faixa de areia, com material superficial e idênticas às da praia. Isso ajuda não somente a manter o espaço dos banhistas, mas também protege as edificações próximas.

5. Curiosidades sobre o Forte de Copacabana

O forte de Copacabana é uma construção do século XVI. Foi construído com o objetivo de proteger a cidade de possíveis ataques marinhos e invasões pela Baía de Guanabara.

Copacabana é um dos bairros do Rio cheio de história e palco de momentos importantes no país, como as Olimpíadas em 2016.

6. As pedras do calçadão forma importadas

Você sabia que as pedras foram importadas de Portugal? Foram usadas calcita branca e basalto negros importados de Portugal, e foi também de Portugal que veio um grupo de calceteiros que são profissionais utilizados até hoje para manutenção das calçadas com pedras portuguesas. Que demais não é?

7. As pedras de Copacabana foram usadas no Rio Branco

Na época foram utilizadas tantas pedras que puderam usar também para calçar toda a Avenida Rio Brancos. E você sabia que logo após a importação foi descoberta jazidas destas pedras por todo o Brasil? Mesmo assim ainda chamamos de pedras portuguesas.

8. Curiosidade sobre o estilo Curvilíneo das pedras do calçadão

Você não vai acreditar! O estilo curvilíneo do calçadão atual só foi delineado a partir de 1970, a quem imaginou que fosse do século anterior, mas com o aumento da faixa de areia e o alargamento das pistas da orla foi mantido o desenho original, mas aumentou as curvas.

9. Copacabana em Tocantins

No Estado de Tocantins, na cidade de Palmas, também existe um calçadão igual de Copacabana. É um monumento da Cidade de Palmas, capital do Tocantins, em homenagem aos 18 do Forte.

10. A maior queima de fogos do Ano Novo do mundo

Sim, a praia de Copacabana é conhecida no mundo inteiro, atrai milhões de pessoas para prestigiar o maior show de fogos do mundo na noite de ano novo.

Passa pela praia de Copacabana na noite mágica, mais de milhões de pessoas todo ano.

Gostou das informações sobre Copacabana no Rio de Janeiro?

Eu recomendo o lugar e a experiência de conhecer pessoalmente esse canto magnífico do Rio, cheio de história, cultura e muitas atrações para entreter qualquer tipo de público. Aproveite o passeio e aprecie a história!

Quer saber a melhor forma de conhecer o Rio de Janeiro? Um passeio de helicóptero, o Comandante Nobre sobrevoa os principais pontos turísticos da cidade, inclusive a praia de Copacabana.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp