Comandante Nobre

Voar de Helicóptero é seguro?

Voar de Helicóptero é Seguro?

Voar de helicóptero é uma experiência inesquecível, quem já viveu momentos como estes sabem do que estou falando. Entretanto, é comum encontrar pessoas interessadas no passeio, mas que acabam desistindo da experiência por medo. 

E se você já se perguntou se voar de helicóptero é seguro, eu posso afirmar que sim, voar de helicóptero é seguro!

Segundo uma afirmação feita pelo comandante Miguel Angelo Rodeguero, diretor de segurança operacional da Aopa Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves), “Voar em um helicóptero é tão seguro quanto se locomover em qualquer outro tipo de veículo. Quem diz que ‘helicóptero cai toda hora’ não tem noção de quantas operações de pouso e decolagem são feitas por dia”.

Não é possível comparar ou afirmar qual transporte é o mais seguro, mas podemos dizer que a indústria aeronáutica não mede esforços quando o assunto é prevenir acidentes, um exemplo disto são as manutenções exigidas com mais frequência.

Se ainda restam inseguranças, você precisa continuar lendo nosso artigo, hoje iremos responder algumas das dúvidas mais comuns entre nossos clientes.

Voar de helicóptero é seguro?

Os helicópteros são complexos, todas as etapas que envolvem a fabricação de uma nova aeronave exigem inúmeros estudos e uma série de testes, toda essa tecnologia é pensada na segurança contra acidentes.

Além disso, para que um helicóptero saia do chão, o piloto responsável por comandar a aeronave deve cumprir todos os regulamentos propostos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Dentre estes requisitos, a principal delas inclui a formação e a preparação do piloto.

Passeio e Viagem de Helicóptero é seguro?
Passeio e Viagem de Helicóptero é seguro?

Na primeira etapa o candidato deve frequentar um curso para formação de piloto privado, este curso é composto pela parte teórica, seguida de uma carga mínima de 40 horas de treinamento em aeronaves próprias para instrução de voo.

Após este processo, aqueles que desejarem se tornar pilotos de helicóptero devem frequentar um outro tipo de curso. 

Começando pela parte teórica, o candidato estudará para se formar como piloto comercial, após concluir esta etapa, ele deverá cumprir mais 100 horas de treinamento de voo. Para receber o certificado o piloto deverá passar por um teste prático com um inspetor da ANAC, se comprovada a sua aptidão, o piloto poderá exercer a profissão.

E mesmo depois de credenciado, o piloto deve se manter em constante atualização, a ANAC exige que a habilitação seja renovada anualmente. Para isso, é necessário que o piloto passe por mais treinamentos em simuladores, provas teóricas e práticas, no final uma nova avaliação é feita para comprovar a aptidão do piloto.

Com uma aeronave fabricada a partir de diversas tecnologias e um piloto certificado, ainda existe mais um passo para que este helicóptero possa voar: o planejamento. É preciso fazer um cálculo antes da viagem, é necessário avaliar o peso da aeronave, a quantidade de passageiros, o nível de combustível, a altitude do local que o helicóptero irá decolar e pousar e por último, a verificação da meteorologia. 

Agora que sabemos de tudo isso, eu tenho certeza que você se sentirá mais seguro e confiante para voar de helicóptero e aproveitar as belezas que um voo panorâmico pode oferecer.

Cuidados ao escolher a agência de passeios

Para garantir a segurança dos passageiros a ANAC possui uma série de exigências, desde a aptidão dos pilotos até o funcionamento das aeronaves. Mas apesar disto ainda é possível encontrar agências clandestinas.  

Os motivos que diminuem a segurança de um voo podem incluir irregularidades e a falta de credenciamento pela ANAC, falta de manutenção da aeronave, bem como aeronaves piratas. 

Cuidados ao escolher agência de passeio de helicóptero
Cuidados ao escolher agência de passeio de helicóptero

Os helicópteros piratas ou clandestinos são aqueles que não pertencem a nenhuma empresa Táxi Aéreo, mas que oferecem voos da mesma forma, geralmente são encontrados em agências e aeroclubes que oferecem serviços terceirizados sem qualquer cuidado com a regulamentação.

Há também os casos onde os pilotos possuem pouca experiência e trabalham sem os treinamentos necessários para realizar voos com segurança.

Por isso, se decidir fazer um passeio aéreo escolha uma empresa comprometida com a segurança e o padrão de qualidade. Aqui na Comandante Nobre você encontrará pilotos altamente capacitados e credenciados pela ANAC. Nossas aeronaves passam por rigorosos controles de manutenção que são realizados periodicamente de acordo com as normas e as leis que regem o setor.

Para garantir a transparência e fortalecer a confiança entre nossos clientes, toda a documentação referente a regulamentação das nossas aeronaves e de nossos pilotos podem ser solicitadas a qualquer momento, para nós a sua segurança vem em primeiro lugar.

Manobras de segurança em casos de emergência

Apesar de todas as rigorosas manutenções, imprevistos podem acontecer. Na pior das hipóteses, se um helicóptero tiver uma falha no motor e o piloto perder completamente o controle dele, ainda é possível pousar com segurança utilizando uma manobra chamada auto rotação.

Manobras de segurança em casos de emergência
Manobras de segurança em casos de emergência

Neste recurso o piloto deverá escolher uma área segura para pousar o helicóptero. 

Mas não tenha medo, as estatísticas comprovam que falhas no motor durante os voos são raras, confira:

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um estudo realizado apontou que entre janeiro de 2008 e julho de 2018 foram registrados 220 acidentes de helicóptero, uma média de 21 acidentes por ano.

Dentre eles, a principal causa é a perda do controle de voo, o que corresponde a 33,01% dos casos, a segunda maior causa de acidentes são as colisões por obstáculos durante a decolagem ou pouso, este fator corresponde a 13,11% dos casos. Já os acidentes causados pela falha no motor, correspondem apenas a 11,65% dos casos.

Considerações finais

Com todas estas novas informações podemos chegar a conclusão que voar de helicóptero é seguro, basta você escolher uma empresa confiável, que tenha comprometimento e transparência com seus clientes.

Não se esqueça de seguir as instruções dadas pelo piloto antes e durante o voo e aproveite a melhor experiência da sua vida.

Confira agora mesmo os passeios de helicóptero no Rio de Janeiro disponíveis na Comandante Nobre, você poderá conhecer diversas praias e pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro com segurança e tranquilidade. 

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp