Que as praias do Rio de Janeiro são maravilhosas, não há dúvida alguma. De ponta a ponta, todas têm águas convidativas, ambiente agradável e paisagens incríveis, o que torna complicado avaliar qual a melhor.

Uma segunda dificuldade é, que como toda a extensão da cidade, e em alguns lugares mais distantes, existem praias, fica praticamente impossível ver e conhecer várias, de uma só vez, por terra. O que muitos turistas fazem é programar em quais irão passar durante o período da viajem e tentar aproveitar ao máximo. E muitos já programam a volta para terem a chance de conhecer outras.

 

Veja as praias de um ângulo diferente

Uma das formas de conseguir ver melhor as praias é indo até um ponto mais alto e olhar até onde o olhar alcança. Existem muitos mirantes, bares e restaurantes, que permitem essa visão, mas a visão acaba se limitando ao encontrarem com morros, por exemplo. Outra sugestão, é subir nos altos morros e tentar ver o máximo que puder.

Agora, uma maneira interessante, confortável e emocionante de observar lá de cima muitas praias num período máximo de 60 minutos, é fazendo um voo panorâmico de helicóptero pelas principais e mais procuradas praias cariocas.

A equipe do Comandante Nobre oferece voos de 30, 45 e 60 minutos, sobrevoando pontos turísticos e junto a isso, é possível ver e fotografar, ao menos, oito praias em pouco tempo.

A viagem vale muito a pena. Além da praticidade, conta com o conforto de estar em um helicóptero, com a simpatia do piloto e com a possibilidade de fotos excepcionais, tiradas com o seu celular

Se quiser saber um pouco de cada uma dessas lindas praias para se ver de cima, continue lendo:

 

Copacabana

A “Princesinha do Mar” ficou eternizada pelo compositor Tom Jobim e continua sendo a queridinha dos cariocas e turistas, talvez a mais conhecida e frequentada do mundo.

Do chão, a orla é sempre movimentada, com vários quiosques e muita gente fazendo caminhadas e corridas no calçadão de 4,15 quilômetros de extensão, inclusive à noite, já que o local é iluminado. Vista de cima, é ainda mais lindo ver suas águas azul esverdeadas e uma areia    quase branca misturada aos muitos prédios e à vegetação.

 

Ipanema

Outra praia carioca muito conhecida, Ipanema também ficou famosa com Tom Jobim, em parceria com Vinícius de Morais, que compuseram juntos uma das músicas mais cantadas no mundo, “Garota de Ipanema”.

Um lugar bastante movimentada em todas as horas, em geral pela classe média alta, cenário de fotos como Leila Diniz grávida de biquíni e Fernando Gabeira de tanga de crochê.

Assim como a vizinha Copacabana, Ipanema é deslumbrante vista de cima, com águas de um verde cristalino e a areia brilhando com o sol é de tirar o fôlego.

 

Praia do Arpoador

Uma extensão da Praia de Ipanema, é palco de um dos mais lindos pôr do sol do Rio de Janeiro. Todas as tardes, muitas pessoas, entre turistas, surfistas e casais apaixonados se ajeitam por cima das pedras para olhar e aplaudir o astro rei sumir no horizonte.

Uma água literalmente cristalina, mas bastante agitada e com muitas ondas, sendo por isso o reduto de surfistas.

 

Barra da Tijuca

A maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4 km de comprimento, acompanha a beleza das praias cariocas com águas de cores maravilhosas e areia sempre dourada.

Por ser muito extensa, a praia não costuma ficar movimentada, porém existe um trecho mais badalado, a Praia do Pepê. Também são praticados esportes como pesca de beira, kitesurf, windsurf e flysurf e os de areia como futevôlei, vôlei, frescobol e futebol de areia.

Tudo isso, visto de cima é incrivelmente lindo.

 

Leblon

Continuando a sobrevoar Ipanema, é possível ver a pequena praia do Leblon, de 1,3 km. Edifícios luxuosos e o Morro Dois Irmãos são pontos a se destacar nessa praia. O lugar também fica cheio de praticantes de esporte como skate, bike patins, frescobol, futevôlei, entre outros.

 

Urca

Aos pés do Morro da Urca, do qual faz parte um dos cartões postais do Rio, o Pão de Açúcar, fica uma praia de 200 metros de extensão de muito sossego e tranquilidade, a Praia da Urca. Imprópria para banho, mas com uma paisagem deslumbrante do Morro Cara de Cão, da Fortaleza de São João e de um visual lindo visto tanto do chão, quanto de cima.

 

São Conrado

O que pode ser visto de cima junto à Praia de São Conrado são as pedras da Gávea e Bonita. Uma opção muito atrativa para quem busca uma praia calma e paradisíaca sem precisar andar muito para isso.

Praticantes de escaladas podem ser vistos tentando subir os 842 metros de altura da pedra.

 

Recreio

Recreio dos Bandeirantes é onde fica a Pedra do Pontal, cantada na música de Tim Maia, “Do Leme ao Pontal”, que por isso recebeu o nome de Pontal Tim Maia, em homenagem ao cantor.

Ótimas ondas e água limpa para quem gosta de surfar, areia branca para os praticantes de esportes de areia e um calçadão de 2 km para adeptos de caminhada e bike.

 

Joá

Praia do Joá, ou praia de Joatinga, é uma praia escondida, com difícil acesso, mas mesmo assim chega a ficar lotada, especialmente aos fins de semana. Com uma pequena extensão de areia, de 300m, a maré costuma subir de tarde e a faixa de areia some.

 

Prainha

Linda de se ver em todos os ângulos, a Prainha, com sua areia quase branca e as águas de um verde azulado transparente, agitada por ondas de espuma branca, fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental, por isso, a natureza é perfeita.

 

Grumari

Não importa de onde se olhe, a Praia de Grumari é, sem dúvida uma das mais lindas praias da cidade maravilhosa. Também localizada em área de preservação ambiental, tem uma natureza belíssima.

O mar azul se mistura a cor do céu e formam um cenário de encher os olhos.