Comandante Nobre

07 curiosidades sobre helicópteros

07 curiosidades sobre helicópteros

A busca por novas aventuras, bem como novas experiências tem se tornado comum entre as pessoas, viver momentos únicos e inesquecíveis são as principais exigências daqueles que querem apreciar a vida ao máximo. 

E é justamente isso que nós oferecemos aqui com o Comandante Nobre, ao contratar nossos passeios de voos panorâmicos de helicóptero você não estará apenas voando de helicóptero, você estará adquirindo também momentos especiais para serem guardados como recordação com a sua família, amigos ou com aquela pessoa especial.

Passeios de helicóptero são experiências únicas, cada minuto voando sobre a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro vale a pena, mas assim como voar de helicóptero é algo diferente, você já imaginou quantas curiosidades estas aeronaves podem ter?

É justamente isto que iremos falar no artigo de hoje, confira agora às 07 curiosidades sobre helicópteros. Se você é novo por aqui, tire suas dúvidas e entenda se Voar de Helicóptero é Seguro.

Curiosidades sobre Helicópteros

Quando falamos em passeios de helicóptero muitas pessoas descartam rapidamente esta possibilidade por achar que o ingresso é muito caro, que não é seguro voar de helicóptero ou que o passeio é muito rápido para aproveitar a viagem.

Mas a verdade é que voar de helicóptero é um momento único, na Comandante Nobre você encontra preços justos e acessíveis, além de toda a segurança oferecida pelas nossas aeronaves que passam por manutenções regularmente e nosso pilotos altamente capacitados, todos prontos para transformar o passeio de helicóptero em uma experiência incrível.

Curiosidades sobre helicópteros
Curiosidades sobre helicópteros

Nossos helicópteros do modelo Robinson R44 são projetados pensando no conforto para que nossos passageiros possam aproveitar ao máximo os passeios, portanto, além de visitar inúmeros pontos turísticos da cidade em um só passeio, você poderá ter uma vista privilegiada de qualquer acento, tire ótimas fotos sobrevoando o Cristo Redentor ou as belíssimas praias do Rio de Janeiro. 

E então, já imaginou viver essa experiência? Para que a aventura seja completa, confira a seguir 07 curiosidades sobre helicópteros que talvez você não sabia.

 1- Helicópteros têm buzina?

Muitas pessoas acham engraçado e até brincam: para que um helicóptero teria buzina? No céu não existe trânsito igual nas estradas e rodovias.

Mas a verdade é que os helicópteros têm sim buzina. Com uma função totalmente diferente dos automóveis, no helicóptero as buzinas servem para alertar aos pilotos que a rotação do rotor principal está abaixo do que deveria ser normal e seguro, dessa forma além de manter os pilotos em alerta, a buzina serve para comunicar quando algo está errado.

2- Marcha ré

Assim como dizer que um helicóptero tem buzina, dizer que eles possuem a marcha ré, também é curioso. 

Ao contrário dos aviões, os helicópteros possuem a marcha ré e durante o voo ele pode voar de ré, é uma manobra incomum, mas que costuma ser utilizada por pilotos que estejam trabalhando com repórteres, para manter o foco da câmera em uma situação e fazer as filmagens com uma qualidade maior, esta função do helicóptero se torna bastante proveitosa. 

3- Helicóptero liga com chave?

Nesse caso existem duas possibilidades, se tratando de aeronaves menores, elas podem ser ligadas sim com uma chave, o piloto precisará seguir os procedimentos padrões, mas conseguirá acionar o helicóptero com uma chave, não é simples como um automóvel comum, mas é possível.

Já as aeronaves maiores não podem ser ligadas com uma chave, elas precisam que o piloto siga os procedimentos na sequência correta para acionar o motor e decolar com segurança.

4- Que tipo de combustível é utilizado no helicóptero?

Existem dois tipos de combustíveis para dois tipos de aeronaves: a gasolina de aviação (AVGAS) e a querosene de aviação (QAV).

A gasolina de aviação possui uma coloração diferente das gasolinas encontradas em postos de combustível, ela tem a cor azul e é utilizada em aeronaves menores, geralmente as que possuem o motor a pistão.

No caso da querosene de aviação, ela é utilizada por aeronaves de grande porte, geralmente os que são equipados com motor a reação ou turbinas. 

5 – Headset para Aviação

Você já deve ter visto em diversas imagens pilotos e passageiros de helicóptero utilizando um headset durante os voos, mas você sabia da importância deste equipamento durante o percurso?

Os headsets para a viação são utilizados para abafar e cancelar qualquer tipo de ruído sonoro para proteger o usuário dos incômodos de barulhos externos, assim como proteger e conservar a audição dos pilotos que ficam expostos a estes tipos de ruídos com mais frequência. 

Estes aparelhos também possuem um microfone, o que possibilita a comunicação entre o piloto e os passageiros mesmo com o abafador de sons. 

Se você já viajou de helicóptero alguma vez ou pretende fazer algum passeio, poderá encontrar três tipos de abafadores, os in-ear ou intra-auriculares, que são modelos menores e vão dentro dos ouvidos. Os on-ear que são maiores que os intra-auriculares e ficam em cima das orelhas e os over-ear que são os maiores dentre os três modelos, com a maior dimensão e peso, este tipo de headset deve cobrir totalmente as orelhas do usuário.

6- Posso voar com a porta do helicóptero aberta?

Muitos clientes costumam nos perguntar se é possível fazer um voo com a porta do helicóptero aberta e se é seguro fazer isso. Para as duas perguntas, a resposta é sim! 

Muitos voos são realizados desta forma, mesmo com a ampla visão que os passageiros têm das paisagens, voar com a porta aberta possibilita que as fotos sejam tiradas com mais qualidade.

Para a segurança dos passageiros, é recomendado que sigam as orientações do piloto, é extremamente importante utilizar o cinto de segurança durante todo o percurso, dessa forma não há qualquer risco de quedas. Os passageiros também não poderão levar objetos soltos, porque podem cair da aeronave.

7 – Quem criou o helicóptero?

É muito interessante saber a origem das coisas, e é por isso que esta curiosidade precisava estar na nossa lista. 

Não é tão fácil dizer quem inventou o helicóptero, na verdade, podemos dizer que assim como inúmeras outras invenções, o helicóptero surgiu a partir da contribuição de diversas ideias. 

No ano de 400 a.C. podemos observar o primeiro indício da tentativa humana de voar, este protótipo surgiu na China, mas não obteve muito sucesso com seu objetivo.

Anos depois, em 1483 Leonardo da Vinci fez um dos desenhos mais famosos da história, ele retratou como seria na sua percepção os helicópteros do futuro. 

O giroscópio projetado por Leonardo da Vinci possuía uma grande asa giratória que ficava presa a uma plataforma, na sua invenção o maquinário deveria voar em decorrência do rápido movimento das asas. E o movimento de rotação seria feito por uma pessoa que estivesse sentada comandando a “aeronave”, infelizmente o projeto também não teve sucesso porque era impossível uma pessoa gerar manualmente energia suficiente para levantar voo.

Após anos de diversas tentativas de inúmeros criadores, em 1938 o alemão Anton Flettner criou o FL 265, o primeiro helicóptero funcional, esta aeronave foi o marco inicial para tudo que conhecemos sobre voos de helicóptero hoje. 

E de todas as invenções que poderíamos citar, um dos grandes sucessos da história foi criado por Igor Sikorsky em 1940. Igor criou o VS-300, uma aeronave que deu tão certo que foi utilizada até mesmo durante a guerra, como um meio de resgate. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os helicópteros? Se estiver interessado na experiência e quiser uma empresa responsável e segura para realizar seu passeio entre em contato conosco agora mesmo. Acesse nosso site (clicando aqui) e confira as opções de passeios disponíveis e escolha a melhor para você.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp