Paraty, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, a quase 250km da capital carioca, é uma das cidades mais recomendadas por sites e blogs especializados em turismo e uma das mais visitadas de todo o Estado.

O céu e mar azuis combinam perfeitamente com a paisagem da Mata Atlântica, que encanta com suas praias maravilhosas, as casas coloniais, os barcos e se misturam à história do Brasil. Seja qual for o motivo do seu passeio: cultural, histórico, aventureiro, romântico, com a família, só para relaxar, não importa, Paraty tem opções ideais para todas as idades e interesses.

 

Um pouco de história

A região de Paraty já foi habitação de índios guaianás, que muito antes dos portugueses chegarem, foram expulsos pelos tupis. Em 1597, uma expedição de Martim Correia de Sá encontrava a aldeia.

Já em 1636, com a doação de uma sesmaria por Dona Maria Jácome de Melo daria início a construção de um povoado sob a condição de que uma igreja seria erguida para Nossa Senhora dos Remédios e que os índios não seriam mais molestados.

Alguns anos depois, uma revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, conseguia a independência de Angra dos Reis daria ao povoado a categoria de vila, através de uma Carta Régia, assinada por Afonso V de Portugal, em 28 de fevereiro de 1677. A partir dessa data, surgia a “Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty”.

 

Caminho do Ouro e Cachaça

Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, o governador da capitania do Rio de Janeiro lançou um decreto e tornou a vila uma passagem portuária obrigatória do ouro e pedras preciosas que vinham da cidade mineira em direção a Portugal.

Quando o transporte de ouro foi proibido, a movimentação na vila acabou diminuindo e os habitantes voltaram a explorar a cana-de-açúcar, bastante popular na região, e a produzir aguardente, o que se estende até hoje. No total, existiam mais de 250 engenhos e 150 destilarias em atividade registradas. Paraty então era sinônimo de cachaça.

 

Quando ir e o que fazer em Paraty

Qualquer época do ano é perfeita para conhecer a região da Costa Verde. O verão, é ótimo para quem procura praia, cachoeira e agitação. Já em tempos mais frios, a temperatura fica amena, em torno de 20°C, a cidade fica mais tranquila e os preços mais em conta, ótimo para quem está pensando em um momento mais romântico, talvez.

Quem gosta de praia, uma sugestão é a Praia do Sono, Piscina Natural do Cachadaço e Praia do Cachadaço, Lagoa Azul, Praia do Meio, Ilha do Pelado, Praia do Cruzeiro, Saco do Mamanguá, Paraty-Mirim.

Quem gosta de história e cultura, o Centro Histórico, com suas ruas de pedras pé de moleque, está recheado de atrações, uma indicação é ir de julho a agosto, durante a FLIP (Feira Literária Internacional). Para quem aprecia uma boa cachaça, vale conhecer a Festival da Cachaça, no mês de agosto.

Os aventureiros e amantes da natureza podem aproveitar o ecoturismo e o turismo de aventura, com parques de preservação ambiental e mountain bike, arvorismo e tirolesa, jeep tours, observação de aves, mergulho, rafting, surf, stand up paddle e trilhas

 

Como chegar a Paraty saindo do Rio de Janeiro

Paraty fica a quase 5 cansativas horas da cidade do Rio de Janeiro viajando de carro pela BR-101. Esse tempo, porém pode aumentar um pouco, porque dependendo do horário, engarrafamentos acontecem, especialmente em finais de semana e feriados. E se a viagem for no verão, é bom ter um veículo com ar condicionado. O que compensa um pouco é a paisagem até lá.

Agora, uma opção para reduzir esse tempo em até 1 hora e fazer os, em média, 250km com conforto e ainda com a liberdade de olhar a paisagem de uma maneira diferente e muito incrível, é fazer o trajeto em um helicóptero, com o serviço de táxi aéreo do Comandante Nobre.

A aeronave sai do Aeroporto de Jacarepaguá e pousa no Aeroporto de Paraty (outros locais de pouso precisam previamente ser consultados ao piloto para verificar condição e se há acréscimo no valor). Existem aeronaves que comportam até seis passageiros, com um limite de bagagem para cada um. Mais conforto e praticidade, é impossível.

Entre em contato com a equipe do Comandante Nobre e torne sua viagem à Paraty inesquecível.