O Caribe brasileiro. Arraial do Cabo tem as melhores praias do Brasil, de acordo com a avaliação de diversos sites e blogs de turismo. No ranking Travelers Choice do site Trip Advisor, as Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Farol e Praia do Forno, estão consecutivamente na 2ª, 3ª e 4ª colocações como as 25 melhores praias do Brasil e são as 4ª, 5ª e 6ª da América do Sul.

Uma injustiça dessa classificação foi deixar de lado a Praia dos Anjos, que não fica nada atrás no quesito beleza.

É difícil avaliar se essa classificação é pela cor cristalina das águas, que deixam qualquer um impressionado, ou a brancura das areias, ou ainda, pelas maravilhosas paisagens espalhadas por toda parte. A verdade é que todos esses atrativos costumam levar, em altas temporadas, 70 mil turistas por dia até a cidade e cerca de 13 mil pessoas realizam os passeios de barco, principal atração do lugar.

 

Breve história

Antiga vila de pescadores, Arraial do Cabo teve seu crescimento econômico e populacional em 1943, com a chegada da Companhia Nacional de Álcalis, fabricante de barrilha, matéria-prima do vidro.

Foi, por muito tempo, principal distrito de Cabo Frio, até que, em maio de 1985, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola, assinou a emancipação política, tendo seu primeiro prefeito eleito em novembro do mesmo ano.

 

Quando ir e o que fazer

Escolher a melhor época para conhecer Arraial do Cabo depende de quanta agitação se pretende. Os feriados prolongados e durante o verão são quando a cidade mais fica lotada. Será preciso ter muita paciência e jogo de cintura para possível falta de água e de luz, dificuldade para estacionar, engarrafamentos para chegar à algumas praias e poucos lugares nos barcos que levam até outras praias. Além disso, é a época das chuvas.

Como o clima do lugar é sempre bom em todos os meses do ano, se sossego for sua escolha, visite o local no outono e no inverno. Tudo fica mais tranquilo, as temperaturas ficam entre 21°C a 30°C e chove muito menos.

As estrelas da festa, sem dúvida, são as deslumbrantes praias, por isso, as atividades envolvem conhecer cada uma delas com passeios de barco; praticar mergulho e poder ver tartarugas, arraias, corais e belos peixes; aproveitar para conhecer a Gruta Azul, com suas paredes de uma cor peculiar, o que torna o lugar maravilhoso e terminar o passeio vislumbrando um pôr do sol espetacular.

 

Como ir do Rio de Janeiro até Arraial do Cabo

A distância do Aeroporto de Jacarepaguá até a Região dos Lagos, onde fica Arraial do Cabo é de aproximadamente 185km. Percorrer esse trajeto de carro, pela BR-101 e Vila dos Lagos leva pouco mais de 3 horas. Esse tempo, porém pode dobrar, ou até mais, por conta de congestionamentos bastante comuns especialmente em feriados. Além disso, é cobrado até R$ 20 reais de pedágio.

Se a sua preferência é fazer esse caminho em menor tempo, com conforto e passando, literalmente, por cima de todo o trânsito, a opção é ir de táxi aéreo. Vale muito a pena e você ainda vai aproveitando toda a paisagem, sem se estressar no trânsito. Entre em contato com a equipe do Comandante Nobre e programe sua viagem.