Comandante Nobre

Como aproveitar o carnaval no Rio de Janeiro

Foto divulgação – Carnaval no RJ

 

O Rio de Janeiro é um das cidades mais procuradas no Brasil para quem deseja curtir o carnaval em grande estilo. Além do tradicional desfile das escolas de samba, os foliões têm à disposição centenas de opções de bloquinhos de carnaval de rua. Ou seja, muita festa e diversão garantidos.

 

É comum a cidade ficar lotada de turistas vindos de todos os cantos do mundo, para se ter uma ideia, no ano passado (2017), o carnaval carioca atraiu mais de 6 milhões de turistas. Por isso, quem deseja aproveitar as festas com segurança e apenas colecionar boas lembranças do carnaval na cidade maravilhosa, deve tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença.

Programe-se para os blocos de rua

Este ano a RioTur anunciou que a cidade terá 600 desfiles de carnaval de rua, que serão promovidos por 464 blocos autorizados pela prefeitura. Além disso, esse ano uma Arena Carnaval Rio será instalada no Parque dos Atletas, na zona oeste do RJ, com capacidade para 100 mil pessoas. O espaço receberá 10 apresentações para entreter os foliões.

 

A dica, portanto, é se programar diante de tantas opções. Veja quais os blocos e atrações que mais te interessam, alguns são mais famosos e, por consequência, mais cheios, mas há também opções que recebem uma quantidade menor de visitantes.

Prefira o transporte público

Boa parte dos blocos de carnaval costumam ter suas saídas próximas às estações de metrô, o que facilita muito a locomoção pela cidade. Usar carros ou, até mesmo, serviço de taxis e aplicativos nessa época do ano pode ser uma furada, afinal ninguém deseja ficar horas preso no trânsito do Rio.

 

Uma dica bastante válida para quem, ainda assim, prefira se locomover de carro pela cidade, é verificar o trânsito das ruas pelos aplicativos de celular, que mostram em tempo real a situação das ruas. De qualquer forma, nossa dica aqui é preferir usar os ônibus e metrôs nessa época do ano, devido à grande quantidade de turistas.

Prepare a fantasia

Nada de vergonha nesse momento, carnaval é hora de folia e de muita alegria. Então combine com seus amigos, levem as suas fantasias, ou comprem lá no Rio mesmo (existem várias ruas e lojas que vedem adereços e fantasias bem legais para o carnaval), e vá para rua a caráter.

 

A maioria dos blocos de rua são temáticos e você pode entrar no clima e ir igual a todo mundo, ou vestir a sua fantasia preferida. Fica a seu critério. O importante mesmo é se divertir e saber que a maioria do pessoal usa alguma fantasia ou, pelo menos, um acessório.

Não esqueça o protetor solar

Esse é um detalhe muitíssimo importante e que muita gente acaba esquecendo na hora da folia, o protetor solar. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais quentes do Brasil e, no carnaval, época de verão, é comum a temperatura passar do 40 graus. Para evitar o ardido na pele e, até problemas mais graves, como a insolação ou o câncer de pele, passe um protetor solar de fator 30 (ou mais, dependendo da sensibilidade da sua pele), antes de sair de casa. Se possível, leve o potinho com você para retocar depois de algumas horas.

Beba água e alimente-se bem

Claro que nessa época do ano todo mundo quer aproveitar para se divertir, mas é fundamental não esquecer da alimentação e da hidratação. Por conta do calor excessivo, beba bastante água para manter seu corpo hidratado e ter disposição para aguentar e aproveitar a folia. Se consumir bebidas alcoólicas, intercale um copo de água com a sua bebida, para garantir a hidratação.

 

Quanto à alimentação, há centenas de bares e restaurantes espalhados pela cidade toda e próximos aos locais dos blocos, então não tem desculpa para não parar um pouco para comer. Se você quiser um pouco mais de sossego no almoço, ande um pouco para longe dos blocos e irá achar restaurantes mais vazios.

 

Se quiser economizar, uma dica legal, é levar as suas próprias bebidas e lanches em uma sacola térmica. Tem muita gente que caminha pelos blocos com carrinhos de feira para levar comida e garrafas de água ou latinhas de cerveja e, assim, evitar comprar e pagar os altos preços do Rio. No entanto, há o inconveniente de ter que ficar carregando isso para todo lado.

Cuidado com seus pertences

Aglomeração e distração é a formação do cenário perfeito para pequenos furtos e roubos. Por isso, tome bastante cuidado com os seus pertences. Uma dica legal é colocar os documentos, dinheiro e celular em uma doleira, que fica escondida por debaixo de suas roupas, dificultando a ação dos bandidos. Nunca leve celular ou carteira no bolso de trás da calça ou da bermuda.

Atenção redobrada com as crianças

Claro que as crianças também podem e devem aproveitar o carnaval, mas tenha atenção redobrada com os pequenos. Não leve-os em locais de grande aglomeração e prefira as festas mais tranquilas e controladas. Coloque pulseiras de identificação, com o nome do menor, os nomes dos pais e um telefone para contato. Converse o oriente seus filhos sobre como agir caso se percam. Com essas precauções você irá reduzir muito a chance de um desaparecimento.

Que tal um passeio de helicóptero no Rio de Janeiro?

E como dica extra, que tal um passeio de helicóptero no Rio de Janeiro? Aproveite sua passagem pela cidade maravilhosa para conhecer todas as belezas e os principais pontos turísticos do alto. Com o Comandante Nobre você e sua família e/ou amigos terão momentos de muita diversão, conhecendo as mais belas paisagens do Rio por meio de uma vista panorâmica única e inesquecível.

São 3 diferentes opções de passeios, que variam entre 30 e 60 minutos, com valores acessíveis e ótimas condições de pagamento. Navegue pelo nosso site, veja os detalhes de cada passeio e entre em contato com a gente para agendar. Temos uma equipe preparada para esclarecer suas dúvidas e ajudar você a realizar o desejo de voar de helicóptero pela cidade maravilhosa.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp