Comandante Nobre

Curiosidades sobre o Pão de Açúcar - Comandante Nobre

Curiosidades sobre o Pão de Açúcar

O Pão de açúcar é um dos principais e mais belo pontos turísticos do Brasil. Ele é apreciado e conhecido mundialmente, por suas vistas magníficas que encantam visitantes e moradores.

O que você sabe sobre o pão de açúcar? Vamos falar um pouco sobre esse monumento conhecido por milhares de pessoas no mundo.

Sobre o Pão de Açúcar

O Pão de açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, foi aos seus pés que o Rio de Janeiro foi se desenvolvendo.
A pedra que chamamos de pão de açúcar fica a oeste da entrada da Baía de Guanabara e é muito similar aos cones que eram utilizados no transporte de açúcar para a Europa da época.


Desta forma os cartógrafos que mapeavam aquela área batizaram a pedra de Pão de Açúcar.
Além das curiosidades sobre o Pão de Açúcar que iremos contar no post, uma bem legal é que foi uma mulher inglesa, Henrietta Carstairs, a primeira pessoa a chegar o topo do Pão de Açúcar Isso aconteceu em 1817.

Pão de Açúcar Rio de Janeiro
Pão de Açúcar Rio de Janeiro


E no dia seguinte José Maria Gonçalves, Soldado Português resolveu subir ao topo no dia seguinte.
A e vou dar uma dica legal, o Passeio de Helicóptero no Rio de Janeiro passa pertinho do Pão de Açúcar e é possível ver uma vista deslumbrante.

O Pão de Açúcar é composto por dois morros, o morro mais baixo é o Morro da Urca. Desde 1973 o conjunto dos dois morros é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial e paisagem cultural Urbana.

Qual a origem do nome Pão de Açúcar

Existem diversas origens a respeito da origem do nome Pão de Açúcar, mas vou sitar as mais conhecidas.

Como citamos no item a cima uma das possíveis origens é que a pedra monumental se parecia com um cone, usado para transportar açúcar e os cartógrafos que mapeavam o lugar, batizaram o morro com este nome. Outra versão explica que tem origem indígena, que em língua falada pelos Índios, moradores originais da região.

O primeiro grande ponto turístico do Brasil

Foi inaugurado em 1912, o bondinho do Pão de Açúcar e foi o terceiro do seu tipo no mundo. O segundo trecho ligando o Morro da Urca ao Pão de Açúcar foi inaugurado no ano seguinte.

O Pão de Açúcar foi tema de cinema

Você sabia que o agente mais famoso das telonas também já andou no Bondinho do Pão de Açúcar? Cenas do longa “007 Contra do Foguete da Morte”, de 1979, foram gravadas no cartão-postal carioca. Naquela época, James Bond foi interpretado pelo ator Roger Moore.

Acontecimentos no Pão de Açúcar

você sabia que duas crianças já nasceram nas dependências da companhia. Mário Barreiro Balcellos nasceu no Morro da Urca em maio de 1931, filho de um arrendatário de restaurante que havia no local. E em maio de 1933, Paulina Sampaio, filha de um homem que trabalhava no serviço de meteorologia da Aeronáutica, veio ao mundo exatamente no local.

A natureza e biodiversidade no Pão de Açúcar

Você sabia que na mata do Pão de Açúcar floresce uma orquídea única no planeta, cujo nome é Bressavola terculata. Que fantástico! Além desse maravilhoso privilégio, sabemos que nos anos 80, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar reflorestou as encostas dos morros, foi retirado todo o capim e cerca de 20 mil mudas de árvores foram plantadas.

O Telegrafo

Em 1907, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos foi pivô da idéia de atingir o topo do morro por meio de um teleférico. Em 1910, obteve permissão da Prefeitura para construir, e explorar por 30 anos, um caminho aéreo que partindo da Praia Vermelha alcançasse o topo do Pão de Açúcar. E hoje, agradecemos muito a essa ideia.

O trecho mais visitado pelos turistas

O primeiro trecho, até o morro que são 220m de altitude, foi inaugurado em outubro de 1912, apesar da festa e da comemoração, apenas alguns homens se arriscaram na subida até o alto do Morro da Urca. O trecho seguinte foi inaugurado em janeiro de 1913, e então desta vez formaram-se filas para viajar pelo teleférico. O bondinho, capaz de transportar 23 passageiros, manteve o mesmo modelo por 60 anos. Só em 1972, o bondinho de madeira foi substituído por outro, com capacidade de 72 passageiros.

A tecnologia a favor do turismo nos morros

Em 2002 foi realizada uma grande manutenção com a troca dos cabos de sustentação dos quatro bondinhos. E em 2008, houve a mudança dos carros; desta vez mais arredondada. E para os turistas muita música brasileira em som ambiental. A capacidade também foi alterada para de apenas 60 passageiros, segundo os padrões europeus.

Qual a duração do passeio no Bondinho

O bondinho leva menos de 3 minutos para percorrer 500 metros entre a estação da  Praia Vermelha e o Morro da Urca. A 220 metros de altura como citamos á cima. O Morro da Urca funciona como o aperitivo do passeio, com uma vista maravilhosa apreciada por turistas do mundo inteiro.

Conheça o Rio de Janeiro de uma vista diferenciada

O Comandante Nobre oferece passeios de helicóptero no Rio de Janeiro com duração de 30 a 60 minutos e rotas completas ou personalizadas para você conhecer o Rio de Janeiro de um ponto de vista completamente diferente, confira!

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp