Curiosidades sobre o Museu do Amanhã no Rio de janeiro

Se você é do tipo que adora museus, histórias ou conhecer novas arquiteturas e lugares diferentes; vai com certeza amar esse artigo.

Vamos aprofundar um pouco mais nosso conhecimento sobre o museu do Amanhã do Rio de janeiro?  Segue abaixo 10 curiosidades sobre esse monumento arquitetônico visitado por pessoas do mundo todo.

Sobre o Projeto e a fundação

O Museu do Amanhã fica localizado no Rio de Janeiro. O museu de ciências interativo faz parte de um projeto de revitalização que trouxe para o Brasil um projeto de um dos melhores arquitetos do mundo e foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2015.

Ele fica localizado na Praça Mauá, na zona portuária da cidade. O projeto do Museu do Amanhã foi concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. É um museu de ciências interativo, que usa a tecnologia para trazer uma reflexão muito importante de qual será o futuro do planeta terra.

Curiosidade sobre a exposição

A exposição fixa é dividida em cinco espaços sobre as seguintes questões: de onde viemos? Quem somos? Onde estamos e para onde vamos? Como queremos ir? Trinta especialistas brasileiros e internacionais são os responsáveis pelo conteúdo exibido no Museu do Amanhã, que é atualizado de acordo com dados e análises científicas de instituições do mundo todo.

Sobre a arquitetura e seu significado

O projeto arquitetônico do Museu do Amanhã é de autoria de Santiago Calatravaem parceria com o escritório local Ruy Rezende Arquitetura. O ARQUITETO Santiago Calatrava se inspirou nas Bromélias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o projeto do Museu do Amanhã. Que linda inspiração não é mesmo?

O projeto sustentável no museu do Amanhã

O prédio tem 15 mil metros quadrados de área construída, 20 metros de altura e 330 metros de comprimento. Isso é muita coisa não é? Você sabia que além de ser uma obra incrível de uma beleza arquitetônica indiscutível, o Museu do Amanhã também se destaca pela arquitetura sustentável. O projeto tem a certificação da Liderança em Energia e Projeto Ambiental, concedida pelo Green Building.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Sensacional!Um dos exemplos de sustentabilidade do Museu é que a água do mar é armazenada em reservatórios e tratada para ser utilizada no ar condicionado e no espelho d’água que circula o edifício. E outro exemplo de sustentabilidade é a cobertura do Museu ser feita de aletas cobertas com painéis fotovoltaicos que se movimentam de acordo com a direção dos raios solares.

Curiosidades sobre a construção

Tornar esse projeto lindo realidade foi desafiador! E dos maiores desafios da engenharia podemos dizer que foi a localização da obra, que é cercada pelo mar. Foi necessário reforçar o píer, inserindo estacas metálicas com tratamento especial anti-corrosivo, capazes de atingir grandes profundidades em busca de solo firme. Entre os materiais usados na construção do Museu do Amanhã está o aço, o cimento e o vidro

A vista das belas janelas que iluminam o museu

A geometria do interior do Museu do Amanhã é assimétrica, cheia de belas curvas que encantam os olhos dos visitantes. Mas você sabia que as janelas, que privilegiam a iluminação, foram construídas a fim proposital de enquadrar pontos turísticos da região, como o mosteiro de São Bento e o morro da Conceição? Que demais! Eu adorei saber disso

Como comprar ingresso para o museu do Amanhã?

O Museu do Amanhã fica aberto de Terça a Domingo, entre 10h e 18h. O ingresso para visitar o Museu do Amanhã pode ser adquirido pelo site do museuou pela bilheteria, mas devido à grande procura eu sugiro que seja adquirido antecipadamente.

As premiações do museu do Amanhã

No ano de 2018, o Museu do Amanhã ganhou o Leading Culture Destinations Awards, considerado o Oscar dos Museus. O prêmio britânico considerou o Museu do Amanhã a melhor instituição cultural para a promoção do Soft Power, um termo inglês que descreve a habilidade de influenciar pessoas sem o uso da força.

O paisagismo do museu do amanhã

O paisagismo do Museu do Amanhã foi feito pelo escritório do maior paisagista brasileiro, infelizmente já falecido, Roberto Burle Marx.

Com espécies nativas e a seleção de materiais também seguiu critérios de sustentabilidade, com preferência para aqueles reciclados, de baixa toxicidade e alta durabilidade.

Paisagismo do museu do amanha
Paisagismo do museu do amanha

As interações com os prédios históricos ao redor do museu do Amanhã

Você sabia que o projeto do Museu do Amanhã teve uma restrição de altura de 20 metros? O motivo foi para não prejudicar a visão dos prédios históricos que ficam ao redor do edifício, como o Mosteiro de São Bento e o edifício a Noite, que é o primeiro arranha-céu da cidade.

Bateu aquela vontade de comprar um ingresso para o Museu do Amanhã do RJ? Aproveite e entre no site, compre seu ingresso e aproveite cada cantinho dessa linda arquitetura e das magníficas exposições.

Leia também: Museu do Amanhã um dos orgulhos arquitetônicos do Rio

Espero que você tenha gostado, não esqueça de deixar o seu comentário e de conhecer os passeios de helicóptero no Rj do Comandante Nobre.

Passeio de helicóptero no Rio de Janeiro!

Ficou interessado em realizar um passeio de helicóptero Rj? Confira os planos de voo do Comandante Nobre, clique no botão abaixo.

Mulher indo fazer passeio de helicóptero.
Fazer um passeio de helicóptero no Rio de Janeiro é rápido e seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.