10 Curiosidades sobre o Museu de Arte Contemporânea do Rio

10 Curiosidades sobre o Museu de Arte Contemporânea do Rio

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um museu de arte contemporânea brasileira que se localiza na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Pra quem não conhece, aprecie esse artigo e para quem já conhece, relembre algumas das curiosidades desse lugar memorável.

Sobre a Inauguração

A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC como é conhecido o Museu, tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje.

Curiosidades sobre o acervo de obras do museu

O museu possui um acervo enorme com 1.217 obras da Coleção de João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950, sendo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Ele tem uma preciosa vista

Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o museu, com sua fachada diferente, possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas que são apreciadas fora do museu, a partir do pátio, ou dentro do museu por um olhar do anel das janelas que dividem este gigantesco “prato de concreto” em duas faixas.

Incentivo a arte contempoânea

O Museu disponibiliza atividades educacionais desde 1996, conhecidos como Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, de incentivar a “produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte.

Curiosidade sobre ideia da construção de um museu

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, como já sabemos, foi inaugurado no dia 2 de setembro de 1996 e demorou 5 anos para ser construído.

Mas o interessante é que a idéia de construir esse magnífico museu não veio do Arquiteto e sim do prefeito de Niterói na época, Jorge Roberto Silveira, que então convidou Oscar Niemeyer para a criação do projeto.

O significado do projeto

Observando de longe, a estrutura linda do Museu de Arte lembra um cálice, um disco voador ou até mesmo um prato.

O prédio sem cantos, segundo o arquiteto Oscar Niemeyer, na verdade representa uma flor de lótus, a flor da criação para os egípcios. E não é que parece mesmo?

Curiosidades sobre a estrutura e tamanho

Você sabe o tamanho real do  Museu de Arte Contemporânea de Niterói? Ele tem 16 metros de altura distribuídos em uma área de 2.500 m².

O Museu apresenta o concreto moldado em curvas arredondadas, suaves e modernas, uma das características da obras do arquiteto Oscar Niemeyer. As famosas curvas são sustentados por uma base cilíndrica de 9 metros de diâmetro, ancorada numa sapata de dois metros de altura.

Sensação de leveza e aconchego

Quem visita o museu de arte contemporânea de Niterói, se encanta com a sensação que o lugar transmite através de sua arquitetura brilhante.

A famosa rampa é um convite para entrar no Museu. Ela é feita de concreto vermelho e tem 98 metros de curvas livres no espaço.

Juntamente com o espelho de água, a base cilíndrica, os vidros fumês e a pintura branca, a rampa ajuda a transmitir a sensação de leveza do museu. Durante a noite, ela recebe a iluminação de uma réstia de luz balizadora para facilitar a locomoção dos visitantes.

Ajuda Especial

O mobiliário do Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi criado por Anna Maria Niemeyer ela é a filha única do arquiteto Oscar Niemeyer. Ela colaborou com vários projetos do pai, entre eles os prédios públicos de Brasília.

Casamento no MAC RIO

Nos últimos anos, o Bistrô Mac, restaurante do Museu, passou a ser opção para a realização dos chamados Mini Wedding. Trata-se de uma cerimônia de casamento mais íntima e pequena. Já imaginou se casar em um dos projetos icônicos de Oscar Niemeyer?

E se você pensou em se casar no Bistrô Mac, comece em grande estilo com o pedido de casamento num passeio magnífico de helicóptero pela cidade maravilhosa.

Leia também: 12 Curiosidades sobre o Rio de Janeiro