Comandante Nobre

Curiosidades sobre a praia de Ipanema

10 Curiosidades sobre a praia de Ipanema

A belíssima praia de Ipanema é sem dúvida alguma um dos pontos obrigatórios que todo turista deve conhecer, localizada no bairro da zona sul do Rio de Janeiro, Ipanema além de ser uma das maiores atrações é vizinha de outros grandes pontos, como a Praia de Copacabana e a Praia do Leblon.

Fundada em 1894 por José Antônio de Moreira e passados 127 anos depois, ainda é possível observar as heranças deixadas pelo Conde de Ipanema, o seu fundador. Além da sua cultura do século passado, a praia conta com inúmeras atrações, como bares, restaurantes, feiras artesanais e você ainda pode garantir fotos de tirar o fôlego.

Se você se interessou e deseja conhecer um pouco mais sobre este lugar incrível, continue com a gente que hoje preparamos um artigo dedicado exclusivamente a nossa querida Ipanema. Confira a seguir 10 curiosidades sobre a praia de Ipanema.

Ipanema foi inspiração artística

No ano de 1962, dois músicos e compositores aproveitavam um dia na praia, como se fosse um dia qualquer, mas o que Tom Jobim e Vinícius de Moraes não sabiam, é que naquele dia e naquele momento iria nascer uma das maiores músicas brasileiras.

Garota de Ipanema, uma música incomparável e extremamente marcante, não há um carioca que não saiba cantar. 

E além de ser um clássico brasileiro, Garota de Ipanema já foi cantada e gravada por inúmeros cantores, alguns deles são: Frank Sinatra com Tom Jobim, Roberto Carlos com a presença de Caetano Veloso, Ella Fitzgerald, que em sua versão ela transformou a garota de Ipanema no garoto de Ipanema, Gilberto Gil que adicionou toques de reggae ao samba da versão tradicional, e dentre tantos outros nomes, não podemos deixar de fora Andrea Bocelli, que aprendeu a cantar a versão original da música para gravá-la em seu disco Passione, lançado em 2013.

Mas afinal, quem é a Garota de Ipanema que apenas com seu andar sobre a areia indo ao encontro do mar serviu de inspiração para esta música?

Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro, conhecida como Helô Pinheiro, foi a carioca que encantou Vinicius de Moraes. No início Helô não havia autorizado que Vinicius dissesse quem era sua inspiração por conta dos seus pais conservadores, mas com o passar do tempo muitas garotas começaram a se passar pela Garota de Ipanema, e foi neste momento que Vinícius conseguiu convencer Helô a divulgar para a imprensa quem realmente foi sua inspiração.

Curiosidades locais sobre Ipanema

Contando com 2,6 km de extensão, a Praia de Ipanema é ponto de encontro entre moradores e turistas, e se você nunca visitou o local, antes de ir você deve saber que Ipanema é popularmente dividida em 3 postos, o posto 8, 9 e 10. Cada ponto é frequentando por um tipo específico de público, mas independente do lugar que você ir, você será muito bem recebido por todos.

Dito isso, vamos entender um pouco mais sobre cada posto. Começando pelo posto 8, este pedaço é frequentado por um público mais jovem e mais animado, a galera vai pra lá na intenção de paquerar e conhecer novas pessoas, fazer amizade e se divertir. Assim como todos os outros, este pedaço é extremamente amigável, não importa a idade, é só chegar em algum quiosque e certamente você sairá de lá com novos amigos.

Caminhando um pouco você chegará no posto 9, este é o ponto GLS, ou gay-friendly mais agitado e mais badalado da orla do Rio de Janeiro. Ali você encontrará pessoas com diversos interesses e prontos para muita paquera. Mas se você não quer paquerar e só quer fazer novas amizades e curtir o ambiente, não tem problema, ainda vale a pena conhecer o posto 9, esta parte da praia fica lotada praticamente todos os dias, é impossível se sentir sozinho ali.

Ainda mais a frente, você encontrará o posto 10, esta área costuma ser frequentada por moradores do bairro e turistas que procuram relaxar e aproveitar as belezas naturais da praia de maneira mais tranquila. O posto 10 é o último posto de Ipanema, ele fica bem próximo da Praia do Leblon, sendo assim você poderá aproveitar dois ambientes no mesmo dia. Por ser frequentado por pessoas mais tranquilas, no final da tarde você poderá curtir o pôr do sol ao som de violão.

A Praia de Ipanema possui 2,6 km de extensão
A Praia de Ipanema possui 2,6 km de extensão

Duelos na praia de Ipanema

Você sabia que as areias de Ipanema foi um local para um duelo onde dois opositores resolveram lavar suas honras a bala?

Historia de Faroeste, não é?

A história conta que o senador gaúcho Pinheiro Machado duelou com o jornalista e diretor do Jornal Correio da Manhã, Edmundo Bittencourt, exatamente nas areias de Ipanema.

História do bairro de Ipanema

No final do século XIX, Ipanema era apenas uma chácara e não um bairro. Apesar de existirem construções ainda não era um bairro. Esta chácara pertencia ao Conde de Ipanema que em 1894 fundou a Vila Ipanema.

No final do século XIX, Ipanema era apenas uma chácara e não um bairro
No final do século XIX, Ipanema era apenas uma chácara e não um bairro

Com o loteamento e pessoas a procura, o bairro de Ipanema cresceu antes do bairro do Leblon, mas as terras de Ipanema pertenciam anteriormente a Charles Le Blond, que também era dono de terras que hoje são conhecidas como Leblon.

Diversidade e pontos de encontro praia de ipanema

A praia de Ipanema é visitada por diversos públicos, Ipanema é um bairro com muitos pontos de cultura e divertimento que atrai vários tipos de pessoas.

todas tribos em ipanema
você encontra todas tribos em ipanema

Por exemplo, nas areias brancas de Ipanema você encontra o pessoal mais centrado no esporte jogando vôlei e futevôlei, já o público gay tem o seu ponto de preferência que se encontra nas bandeiras de arco-íris da orla, os surfistas já preferem a ponta do Arpoador para pegar as melhores ondas, as celebridades no Posto 9. Além de muitos outros pontos espalhados pelas areias.

Pontos turísticos da praia de Ipanema

Os pontos turísticos da praia de Ipanema carregam charme, beleza natural e muita história.

O Arpoador é cenário do por do sol mais lindo do Rio de Janeiro. Já o parque Garota de Ipanema faz a divisa do bairro com Copacabana, sendo bem frequentado por pessoas que buscam algumas atividades e entretenimento como espaço para prática de esportes e playground além de muitas árvores para um descanso na sombra em dias de sol.

Arpoador é cenário do por do sol mais lindo do Rio de Janeiro
Arpoador é cenário do por do sol mais lindo do Rio de Janeiro

A Igreja de Nossa Senhora da Paz, foi recém reformada, porém, manteve toda a riqueza da época colonial. Não podemos deixar de destacar é claro, a vista para o Morro dos Irmãos, um dos belos cartões postais da cidade do Rio.

Comandante Nobre oferece passeios de helicóptero para você desfrutas de todas essas belezas no Rio em um voo panorâmico de 45 minutos!

A fundação do bairro

O bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, conhecida antigamente como Vila Ipanema, foi fundado em 1894 e completa 126 anos.

Porém, segundo a história, o bairro já era habitado antes da fundação e era um lugar frequentado para apreciar a beleza natural.

O barão de ipanema

Você já ouviu falar do barão de Ipanema? Seu nome era José Antônio Moreira, o primeiro barão com grandeza, visconde com grandeza e conde de Ipanema, ele foi um importante comerciante e capitalista da capital do império.

Foi filho de José Antônio Moreira e de Ana Joaquina de Jesus. Se casou com Laurinda Rosa Ferreira dos Santos, deixando descendência.

Ele recebeu o baronato por decreto de 24 de março de 1847, as grandezas de barão por decreto de 25 de setembro de 1849 e o viscondado com grandeza por decreto de 2 de dezembro de 1854.

Romance na praia de ipanema

A praia de Ipanema também já foi cenário para pedidos de compromisso e cerimônias de casamento. Existem muitas empresas que são especialistas em fazer lindas cerimônias com as muitas vistas perfeitas que existe em Ipanema. Quem não gostaria de celebrar o amor nesse cenário maravilhoso?

As ondas perfeitas para praticar esportes aquáticos

Algumas praias de Ipanema são conhecidas por ondas fortes, com uma alta procura de surfistas e praticantes de outros esportes aquáticos.

Já foi e ainda é frequentada por turistas do mundo inteiro para surfar e para participar de campeonatos esportivos.

Uma das formas mais legais de se conhecer o Rio de Janeiro são os passeios de helicóptero no Rio de Janeiro, podendo visitar pontos turísticos, históricos e ter a oportunidade de ver paisagens de um angulo totalmente único e exclusivo. Clique aqui para conhecer os passeios de helicóptero do comandante nobre.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp