Melhores passeios no Rio de Janeiro em Abril

Melhores passeios no Rio de Janeiro em Abril

“Era em abril, o mês do dia de anos de Pedrinho e por todos considerado o melhor mês do ano. Por quê? Porque não é frio nem quente e não é mês das águas nem de seca – tudo na conta certa”.

Foi assim que Monteiro Lobato definiu o mês de abril no livro Viagem ao Céu e é exatamente como os cariocas definem a cidade neste período. Para eles, é o melhor período para visitar o Rio de Janeiro exatamente por não ser tão quente e ter menos chuvas.

Bem no meio do outono, o quarto mês do ano oferece uma cidade tranquila, de clima ameno, praias e pontos turísticos mais acessíveis, até os shoppings são recomendados como passeio, por estarem mais calmos.

Mas é preciso lembrar que o feriado prolongado da semana santa pode cair em abril, o que pode encarecer os preços e levar mais visitantes, especialmente à lugares específicos como o Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar, Museus e praias.

Por isso, se você escolheu abril para viajar atrás de tranquilidade, evite esses quatro dias ou esteja preparado para enfrentar, procurando os passeios e pontos mais calmos, mas não deixe de aproveitar a animação.

São muitas as opções de passeios, então avalie quantos dias pretende ficar e se programe para os melhores. Para ter uma ideia de quais podem ser interessantes, leia mais abaixo:

 

Voo Panorâmico de Helicóptero

Alguns passeios são parte importante da cidade e fazem toda a diferença. Olhar o Rio de Janeiro de cima, dentro de um helicóptero é uma experiência tão incrível, que faltam palavras para explicar. E com a cidade mais vazia, fica mais fácil para agendar.

Se o Cristo Redentor visto do chão é lindo, imagine em um voo em 360°, combinado ao céu e mar azuis e toda a natureza. Por ser uma estação mais seca, seguramente tem menos nuvens e a vista fica ainda melhor.

E o passeio não para só na enorme estátua, a aeronave sobrevoa outros pontos como a Pedra da Gávea, Pão de Açúcar, Maracanã, Arcos da Lapa, Praias de Copacabana, Ipanema e Arpoador, Sambódromo, Central do Brasil e muito mais, dependendo do tempo previamente escolhido.

O passageiro pode optar por três tipos de passeio, o Rio 40 graus, com duração de 30 minutos; Garota Ipanema, por 45 minutos; Cidade Maravilhosa, que permite ver vários cantos da cidade, incluindo Niterói, por um período de 60 minutos.

Os valores são a partir de R$ 595 por pessoa e se escolher o passeio para Datas Especiais, o valor fica por R$ 1950 para duas pessoas, com direito a buquê de flores, uma garrafa de Chandon Baby, fotos exclusivas feitas por um profissional e um vídeo de dentro do helicóptero.

Para saber mais detalhes, dê uma olhada no site do Comandante Nobre e entre em contato com a equipe. Você vai ser bem atendido e ter a garantia do melhor passeio para todos as épocas do ano.

 

Ilha de Paquetá

 O cenário, a história e todo o romantismo eternizados por Joaquim Manuel de Macedo, no livro A Moreninha estão reunidos na Ilha de Paquetá.

O passeio até a Ilha é feito de barca, partindo da Praça XV, no centro, leva em média 1h20. Por não ter muitas pessoas, a viagem passando pela Baía de Guanabara é bem mais tranquila, assim como passar o dia na ilha.

São 8km de extensão, com 24 pontos turísticos, como a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, Caramanchão dos Tamoios, Canhão de Saudação, Baobá Maria Gorda, Pedra da Moreninha e Cemitério dos Pássaros. Esse último, atrai pessoas, exatamente que vêm para enterrarem seus passarinhos.

A lista de lugares para conhecer apenas na pequena ilha é longa, mas é possível fazer isso em um dia. Se preferir, pode alugar uma bicicleta para conhecer tudo mais rápido.

 

Parque das Ruínas

O que sobra no Rio de Janeiro são vistas bonitas. A do Parque das Ruínas, de onde se vê o centro e a Baía de Guanabara não é diferente, além de ser um ótimo lugar para relaxar ou, se preferir, curtir as programações do Centro Cultural.

Localizado onde era a antiga casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo, o Centro tem exposições, teatro infantil, apresentações de circo e música.

 

Claro que dá praia

A temperatura pode não estar nos 40°C, mas em alguns dias pode ficar acima dos 30°C, o que pede uma passada por, no mínimo, duas praias das muitas que cercam a cidade.

A tranquilidade do outono convida às reservas ambientais como a Prainha e Grumari, que costumam ser bem procurada nos meses de alta temporada e já nem tanto em abril.

Com menos vento, as águas ficam mais cristalinas e muito calmas. Aproveite para mais um momento de paz.

 

Muitas oportunidades de passeio

Claro que esses são apenas algumas sugestões de passeios. Quem quer aproveitar um cinema, por exemplo, pode pesquisar as programações dos shoppings ou visitar ainda visitar um dos muitos museus.

O período ainda é de começo de aulas, então a dica final é aproveitar a calmaria.