Comandante Nobre

10 Curiosidades sobre o Estádio do Marcanã

10 Curiosidades sobre o Estádio do Marcanã

O Estádio do Maracanã foi o maior do mundo por décadas, um estádio que serviu como palco de abertura e encerramento dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, bem como sediou dois jogos de encerramento de copa do mundo.

Vamos falar um pouco sobre curiosidades sobre esse que ainda é o mais conhecido estádio brasileiro?

 

  • CURIOSIDADES SOBRE O NOME MARACANÃ

Você sabia que a palavra maracanã significa, em tupi “maracá” (chocalho) e “nã” (semelhante). Designa o som emitido pelo maracanã-guaçu, uma espécie de papagaio comum da região.

 

  • SOBRE A AREA DE CONSTRUÇÃO

O estádio foi construído em uma área que era conhecida pelos índios como Água Podre, o terreno era bastante pantanoso, da pra imaginar? Ele foi aterrado para as primeiras construções feitas pelos jesuítas.

 

  • ANTES DE SER UM ESTÁDIO

Antes do local se tornar um dos estádios de futebol mais querido, funcionava no século XIX o DERBY CLUB do rio de janeiro, um espaço onde se realizava corridas de cavalos e depois disso tornou-se um estacionamento de tanques do exercito brasileiro. Que energia! Não é mesmo?

 

  • CURIOSIDADES SOBRE O CUSTO EM MATERIAL

Já parou para pensar quanto de material foi usado para a construção do estádio? Pois é, pode imaginar então que os sacos de cimento utilizados formariam 78 colunas da altura do Corcovado ou duas vezes o tamanho do Pão de Açúcar? Sim! É isto mesmo.

 

  • QUEM MARCOU O PRIMEIRO GOL?

O primeiro gol marcado oficialmente no Estádio do Maracanã foi feito pelo jogador Waldir pereira, conhecido famosamente por Didi. Esse gol foi marcado em 16 de junho de 1950. Os Paulistas venceram a partida em um jogo de São Paulo x rio de janeiro, mas o primeiro gol foi marcado pelos cariocas.

 

  • CURIOSIDADE SOBRE A ESTÁTUA DE BELLINI

A estátua de Bellini na entrada do estádio do maracanã não corresponde ao jogador de futebol. Acredita? Ela só ganhou esse nome porque o gesto corresponde ao do ex-capitão da seleção brasileira.

 

  • QUEM É O MELHOR ARTILHEIRO DO ESTADIO?

Você sabe qual foi o melhor artilheiro na historio do estádio do Maracanã? Foio Zico, o Galinho de Quintino, que em 435 jogos, marcou exatos 333 gols.

 

  • CURIOSIDADES SOBRE O ESTÁDIO NA COPA DO MUNDO

O estádio do Maracanã abrigou duas partidas de encerramento de Copa do mundo da FIFA, no ano de 1950 e no ano de 2014. Apenas mais um estádio do mundo todo abrigou duas copas, foi o Azteca, na Cidade do México.

 

  • SOBRE A REFORMA PARA A COPA DO MUNDO 2014

Durante as obras feitas no estádio para a Copa do Mundo de 2014, foram reutilizados três quartos do material de demolição para a própria obra do estádio. Alem disso, as lamas resultantes das perfurações feitas durante as obras foram transformadas em 2,1 milhões de tijolos e 560 mil telhas.

 

  • CURIOSIDADES SOBRE AS MUDANÇAS FEITAS NO ESTÁDIO APÓS A REFORMA

Quando o Estádio do Maracanã foi inaugurado, sua capacidade de publico era de 200 mil pessoas, após as reformas para a Copa do mundo 2014, esse número foi reduzido para 73,5 mil pessoas. Curioso não é?

Agora que você já se tornou um expert sobre o estádio do Maracanã, vamos torcer para ter mais partidas históricas para comemorar junto desse patrimônio tão importante para o futebol brasileiro.

Gostou? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp